Gilberto Gil em SP: Novabrasil cobriu os dois dias de shows; veja como foi

São Pedro deu uma trégua e surpreendeu os paulistanos com duas noites lindas, para que o público pudesse curtir os dois primeiros shows de Gilberto Gil, da sua turnê de despedida dos palcos “Tempo Rei”, em São Paulo no Allianz Parque, nos dias 11 e 12 de abril. 

Com um set list de clássicos, Gil tem feito a turnê “Tempo Rei” ser uma das mais importantes da história da música brasileira. Rafael Dragaud é o responsável pela direção artística da turnê e a direção musical está sob o comando de Bem Gil e José Gil, estes filhos de Gilberto Gil.

O público — composto por diversas gerações — experimentou as diversas fases de Gilberto Gil dispostas em um repertório muito bem pensado. 

Foto: Novabrasil.
Foto: Novabrasil.
Foto: Novabrasil.

O primeiro bloco do show foi composto por músicas dançantes e voltadas para a carreira de Gilberto Gil nos anos 80. A música que abriu o show foi “Palco”, seguida de “Um Banda Um” e a música que coroa o nome da turnê “Tempo Rei”

Flutuando do baixo presente para o acústico contemplativo. Gilberto Gil apresentou um bloco que abre com Mestrinho interpretando “Eu Só Quero Um Xodó”, seguido de homenagens a Dorival Caymmi e João Gilberto com “Eu Vim Da Bahia”. O bloco acústico encerrou com o baião sertanejo “Procissão”, na versão do álbum “Louvação”.

Houve também o momento em que Chico Buarque aparece em uma apresentação no telão do show contando sobre a Ditadura Militar e as represálias por parte da censura do período. Após a apresentação, fotos e registros da ditadura militar acompanham a forte interpretação de “Cálice”. 

Ao longo do show, o repertório variou entre os anos 70 e 80 do cantor. Nos anos 70 a trilogia “RE” composta de “Refazenda”, “Refavela” e “Realce” ganharam protagonismo, mostrando a conexão de Gil com a natureza, com o povo brasileiro e também com um jeito único de fazer uma boa festa. Já nos anos 80 os álbuns contemplados foram “Raça Humana”, “Extra” e “Paco”. Os clímax oitentistas contemplaram desde o rock à la Gil em “Punk da Periferia” até momentos de maior melancolia com “Drão” e “Se Eu Quiser Falar com Deus”.

Com uma banda composta por músicos de primeira, Gilberto Gil tem feito algumas surpresas a cada espetáculo, trazendo cantores e cantoras para duetar com ele algumas de suas músicas. No primeiro dia em São Paulo, subiu ao palco Mc. Hariel que cantou uma música de sua autoria ao lado de Gil, “A Dança” e Flor Gil “Refazenda” e na segunda noite, tivemos a presença de Arnaldo Antunes duetando em “Extra II (Rock do Segurança)” e Sandy com “Estrela”. 

O show foi encerrado com o sucesso “Toda Menina Baiana”, uma das músicas mais aguardadas pelo público, como a produção da Novabrasil apurou antes do show. Com o hino da mulher nordestina, um show de música e diversos confetes, Gilberto Gil mostrou que é um musicista completo e atemporal, deixando todos no estádio boquiabertos com a grandeza de sua discografia. 

Setlist show de São Paulo (Dias 11 e 12/04)

Palco

Banda um

Tempo rei

Aqui e agora

(Mestrinho)

Eu só quero um xodó

(Dominguinhos)

Eu vim da Bahia – Homenagem a Dorival Caymmi e João Gilberto

Procissão

Domingo no parque

Cálice

(introdução com vídeo de Chico Buarque)

Back in Bahia

(introdução de “Bat Macumba”)

Refazenda – Gil conta a história da trilogia

(participação especial de Flor Gil – show do dia 11/04)

Refavela

**A Dança
(participação especial de Mc. Hariel – show do dia 11/04)

Não chore mais (No Woman, No Cry)

(Bob Marley & The Wailers)

Balafon

(Vinheta)

Extra

Vamos fugir

A novidade

Realce

A gente precisa ver o luar – sob a luz do luar no segundo dia de show 

Punk da periferia

Extra II (O rock do segurança)

(participação especial de Arnaldo Antunes – show do dia 12/04)

Se eu quiser falar com Deus

Drão

Estrela

(participação especial de Sandy – show do dia 12/04)

Esotérico

Expresso 2222

Andar com fé

Emoriô – Dia da caça

(introdução de Filhos de Ghandi)

Aquele abraço

Funk-se quem puder

Na Baixa do Sapateiro

Esperando na janela

(Targino Gondim)

Toda menina baiana

(despedida da banda ao som de Sítio do Pica-pau amarelo)

Turnê Tempo Rei:

A turnê “Tempo Rei” começou em Salvador, Gilberto Gil já passou pelo Rio de Janeiro e em São Paulo, além dos shows deste último final de semana, Gil volta para mais dois shows na capital paulista nos dias 25 e 26 de abril, no Allianz Parque.

Em seguida, ele volta ao Rio de Janeiro e depois segue a turnê pelo país, passando por cidades como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

Esse texto contou com a colaboração de Nicole Maiara Kharsa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS