Gilberto Gil se pronunciou pela primeira vez após a morte de sua filha, Preta Gil, em uma emocionante homenagem publicada nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (24).
No vídeo, o cantor resgata um momento especial: uma apresentação em que Preta canta músicas de seu repertório, incentivada por ele. “Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, escreveu Gil na legenda. A cantora faleceu no último domingo (20), em Nova York, vítima de complicações de um câncer no intestino.
Despedida de Preta Gil
A despedida de Preta Gil ocorrerá nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Prefeitura anunciou interdições no entorno para receber fãs e admiradores.
O cortejo passará por áreas emblemáticas do carnaval carioca, como o circuito de megablocos, que leva o nome da artista. Preta foi uma figura central na revitalização do carnaval de rua no Rio e criadora de um dos blocos mais populares da cidade, o “Bloco da Preta”.
Carreira
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta iniciou sua carreira musical aos 29 anos, após atuar como produtora e publicitária. Com um estilo ousado e plural, lançou álbuns como “Prêt-à-Porter”, “Preta” e “Noite Preta”, além de criar o irreverente “Baile da Preta”.
Multifacetada, ela também apresentou programas de TV e abordou temas como sexualidade com leveza e inteligência. Sua última grande apresentação foi ao lado do pai, em abril deste ano, marcando a força do laço artístico e afetivo entre os dois.



