A grande Rainha da Televisão Brasileira, Hebe Camargo, faria 94 anos neste 8 de março, data simbólica, por ser também o Dia Internacional da Mulher. Você sabia que Hebe gravou vários clássicos da MPB? Como homenagem, confira 15 músicas gravadas por ela.
Hebe Camargo
Uma das maiores apresentadoras e comunicadoras do nosso país, considerada por muitos a melhor entrevistadora do Brasil, Hebe Camargo revolucionou a história da cultura do nosso país, tendo comandado o primeiro programa feminino da TV brasileira – O Mundo é das Mulheres, em 1955.
Considerada a Rainha da Televisão Brasileira, Hebe ficou por quase 60 anos nas telinhas, sendo 46 deles apresentando o famoso talk-show que levava o seu nome. Mas vocês sabiam que ela começou a carreira na música, como cantora de rádio?
No rádio
Seu pai, conhecido como Fêgo Camargo, era violinista e cantor e, desde muito criança, Hebe o acompanhava em suas apresentações musicais em festas, casamentos e recitais.
Em 1943, Fêgo começou a trabalhar na orquestra da Rádio Difusora e, no ano seguinte, com 15 anos, Hebe Camargo iniciou sua carreira como cantora na Rádio Tupi, no programa Clube Papai Noel, em 1944.
Já na Rádio Difusora, no programa Arraial da Curva Torta, ela formou com sua irmã, Stella Monteiro de Camargo Reis, a dupla caipira Rosalinda e Florisbela, também em 1944.
Ainda na década de 40, ela formou – juntamente com sua irmã e duas primas – o quarteto vocal Dó-Ré-Mi-Fá: o grupo durou três anos e o grupo participava de programas de auditório nas rádios paulistanas.
A Estrela de São Paulo
Depois, Hebe seguiu na carreira solo, com apresentações de sambas e boleros em boates e programas de auditório. Ela era conhecida por imitar Carmem Miranda e passou a ser chamada de “estrelinha do samba” e posteriormente de “a estrela de São Paulo”.
Lançou suas primeiras canções em um compacto de 78 rotações, em 1950:
- de um lado a canção Oh! José (de Esmeraldino Sales e Ribeiro Filho);
- e do outro Quem Foi que Disse (de Gabriel De Aguiar e Valladares Do Lago).
Em 1960, já na televisão, Hebe Camargo lançou seu primeiro disco solo, Sou Eu, com canções populares da época. Em 1964, no disco Hebe, interpretaria duas regravações que se tornaram sucesso absoluto nas rádios de todo Brasil:
- Andorinha Preta (de Breno Ferreira);
- e Paz do Meu Amor (de Luiz Vieira).
Com nove discos solo lançados, diversos compactos e participações, Hebe gravou canções de:
- Chico Buarque;
- Roberto Carlos;
- Vinicius de Moraes;
- Tom Jobim;
- Geraldo Vandré;
- Cartola;
- e Caetano Veloso, entre muitos outros.
15 clássicos da MPB gravados por Hebe Camargo
Preparamos uma playlist especial com 15 clássicos da MPB gravados por Hebe Camargo para vocês!