História da música “Cantores do Rádio”, no aniversário do Braguinha

Hoje vamos conhecer a história da música “Cantores do Rádio”, sucesso de  João de Barro, que nasceuhá exatos 118 anos, no dia 29 de março de 1907.

Quem foi João de Barro, o Braguinha

João de Barro foi um dos maiores compositores da história da nossa música popular brasileira, de carreira mais longeva e também responsável por inúmeros sucessos inesquecíveis da nossa história.

Também conhecido como Braguinha, pois seu nome verdadeiro era Carlos Alberto Ferreira Braga, o artista passou a usar o nome artístico de João de Barro quando integrou o Bando dos Tangarás, ao lado de Noel Rosa, Alvinho e Almirante.

Ele cursava a faculdade de Arquitetura, e seu pai não queria que ninguém da família seguisse carreira artística na música popular, muito mal vista na época, por puro preconceito. Aí, Braguinha passou a usar justamente o nome de um pássaro arquiteto como pseudônimo: João de Barro.

Em 1931, resolveu deixar a Arquitetura e dedicar-se à composição. No carnaval de 1933, conseguiu os primeiros grandes sucessos com as marchas “Moreninha da Praia” e “Trem Blindado”, pouco antes do fim do Bando de Tangarás.

Passou anos dedicando-se à composição – e depois também à dublagem, inclusive de filmes da Disney – até a sua morte, por falência múltipla dos órgãos, pouco antes de completar 100 anos de idade. Sua musicografia completa, inclusive com versões, marchinhas de carnaval e músicas infantis, passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos da música popular brasileira.

Outros de seus imensos sucessos são músicas como:

Braguinha | Imagem: Divulgação
Braguinha ou João de Barro | Imagem: Divulgação

História da música “Cantores do Rádio””

Outra parceria de sucesso de João de Barro com Alberto Ribeiro e quetambém conta com a autoria de Lamartine Babo, a marcha Cantores do Rádio foi composta dentro de um ônibus, depois de uma noitada dos três em um cassino no Rio de Janeiro.

Às cinco da manhã, sem dinheiro no bolso por conta da roleta, saiu a música! E o motorista fez questão de não cobrar as passagens do trio de autores.

Em “Cantores de Rádio”, os compositores fazem uma bela homenagem a este meio de comunicação tão importante que é o rádio, que possibilita a comunicação simultânea com um grande número de ouvintes, espalhados pelo país de norte a sul, destacando, na letra da música, o rádio como veículo de integração do território nacional por meio da canção, como um meio de unir e conectar toda uma sociedade.

Falamos sobre a importância do rádio em uma matéria especial no nosso site, em 2024.

“Nós somos os cantores do rádio
Levamos a vida a cantar
De noite embalamos teu sono
De manhã nós vamos te acordar

Nós somos os cantores do rádio
Nossas canções, cruzando um espaço azul,
Vão reunindo
Num grande abraço
Corações de norte a sul

Canto pelos espaços afora
Vou semeando cantigas
Dando alegria a quem chora

Canto pois sei
Que a minha canção
Faz estancar a tristeza que mora
No teu coração

Canto pra te ver mais contente
Pois a ventura dos outros
É a alegria da gente

Canto e sou feliz só assim
E agora peço que cantem
Um pouquinho pra mim”

Foi cantando esta música que – pela primeira e única vez – as irmãs Carmen e Aurora Miranda apareceram juntas em um filme. Elas interpretaram a canção em 1936, no filme “Alô, Alô, Carnaval”, de Adhemar Gonzaga.

A cena da dupla é considerada hoje um dos números mais antológicos do cinema musical brasileiro e foi mais tarde repetida pelas cantoras Nara Leão eMaria Bethâniano filme “Quando o Carnaval Chegar”, de 1972, dirigido por Cacá Diegues, com a participação de Chico Buarque.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS