Hoje é aniversário do cantor e compositor Rogério Flausino, líder e vocalista da banda Jota Quest e – para celebrar a data – vamos descobrir tudo sobre a história da música “Fácil”, um dos maiores sucessos da banda, composição de Rogério em parceria com seu irmão Wilson Sideral.
Sobre Rogério Flausino
O cantor, compositor e instrumentista mineiro Rogério Flausino nasceuem 25 de abril de 1972, em Alfenas, Minas Gerais, eformou sua primeira banda aos 12 anos, junto com o irmão, o também cantor, compositor e instrumentista Wilson Sideral.
Em meados dos anos 90, Flausino passou a integrar uma das bandas de pop rock brasileiras de maior sucesso na história, o Jota Quest – como vocalista e um dos principais compositores – ao lado do baixista PJ, do baterista Paulinho, do guitarrista Marco Túlio e do tecladista Márcio.
A banda lançou o primeiro álbum – “Jota Quest” – em 1996, já trazendo o super hit “Encontrar Alguém” (composição em parceria de Flausino com Marco Túlio), Onibusfobia (parceria da banda com Dudu Marote) e uma regravação de muito sucesso do clássico “As Dores do Mundo”, de Hyldon.
Em 1998, veio o segundo álbum – “De Volta ao Planeta” – que contou com mais hits de muito sucesso do Jota Quest: além da faixa-título (de Flausino, Marco Túlio e PJ); “Fácil” (parceria de Rogério com o irmão Wilson Sideral, que vamos conhecer a história hoje); “O Vento” (de Márcio Buzelin); e “Sempre Assim”(de Rogério, Marco Túlio, PJ, Márcio e Paulinho).
Em 2000, foi a vez do álbum “Oxigênio”, que trouxe os sucessos “Dias Melhores” (composição só de Rogério) e “O Que Eu Também Não Entendo” (de Rogério em parceria com Fernanda Mello).
Em 2002, a banda lançou o álbum “Discotecagem Pop Variada”, que conta com os sucessos: “Na Moral” (Rogério, Sideral e Marco Túlio); “Mais Uma Vez” (Rogério, Fernanda Mello e PJ); e “Só Hoje” (Rogério e Fernanda Mello);
Já em 2003, o CD e DVD “MTV ao Vivo: Jota Quest”, foi gravado na Praça do Papa, na cidade natal da banda, Belo Horizonte. O álbum reúne os maiores hits da banda, além de lançar a – até então inédita – “Amor Maior”.
Em 2005, o álbum “Até Onde Vai”, apresentou regravações de canções de sucesso como: O Sol (de Antônio Júlio Nastácia) e “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
O álbum seguinte, “La Plata”, de 2008, trouxe o sucesso: “Vem Andar Comigo”(composição só de Rogério) e o álbum “Funky Funky Boom Boom”, de 2013, conta com o hit “Dentro de um Abraço” (de Rogério Flausino, PJ, Jerry Barnes e Martha Medeiros). Em 2015, foi a vez do álbum “Pancadélico”.
A banda permanece na ativa e com a mesma formação até os dias atuais e lançou seu trabalho mais recente, “De Volta Ao Novo (Deluxe)”, em 2023.
Com o Jota Quest, Rogério Flausino conquistou dois Grammy Latinos: um de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro – com o disco “Quinze”, de 2011 – que celebrou os 15 anos da banda – e outro de Melhor Álbum de Rock Brasileiro – com o “Ao Vivo no Rock in Rio”, de 2013.

História da música “Fácil”, do Jota Quest
A canção “Fácil”, composta por Rogério Flausino e seu irmão, o também músico Wilson Sideral, é um dos maiores sucessos do Jota Quest e também uma das responsáveis por alavancar de vez a carreira da banda, tornando os mineiros conhecidos no Brasil inteiro, ao ser lançada no seu segundo álbum – “De Volta ao Planeta” – de 1998.
Rogério contou em uma entrevista de 2024, que ainda morava em um apartamento muito simples junto com seu irmão, quando o guitarrista do Jota Quest – Marco Túlio – foi fazer uma visita aos dois, para ver algumas músicas para gravarem em seu segundo álbum:
“Meu irmão sempre fez muita música, meio compulsivo. Mas essa eu tinha feito com uma letra dele que eu achei no chão e terminamos de fazer a música juntos. Tocamos várias músicas para o Marco Túlio, até que tocamos essa e ele falou:
– Opa! É essa música aí, cara: ‘Fácil, extremamente fácil, pra você eu todo mundo cantar junto!’. Cara, que louco, né? Ontem mesmo a minha mãe falou assim:
– Ô, Túlio! Vocês tem que fazer uma música mais fácil, pras pessoas poderem cantar junto. Porque essa música de:
‘Jacarepaguá é longe pra caramba
Jacarepaguá, só se eu tiver de carro
Jacarepaguá, só se eu tiver na Barra’
– Pô! Ninguém consegue cantar isso, pelo amor de Deus! Faz uma música mais fácil, pra todo mundo cantar junto!”
A mãe de Marco Túlio estava se referindo à canção “Onibusfobia”, sucesso do primeiro álbum do Jota Quest, que ela achava difícil demais de cantar, com razão:
Marco Túlio, assim que escutou a música “Fácil”, composta pelos irmãos, falou:
“- Acho melhor a gente gravar essa música!”.
E Rogério continua contando na entrevista: “O que eu acho mais bonito, mais legal dessa música é: ‘Um dia feliz, às vezes é muito raro’. Quando a gente tá muito feliz, às vezes até falar é complicado É melhor uma canção, para você eu e todo mundo cantar junto.
É aquela parada que acontece quando você vai no show do seu artista predileto, seja ele qual for, e aí você fica esperando aquela música, na hora que chega aquela música, e todo mundo canta junto, de braços abertos, de olho fechado, é um dos melhores momentos da vida!
Então essa canção, lá atrás, quando ela chegou, ela falava de um sonho que a gente estava realizando com ela. Isso é muito louco!”, conclui o vocalista do Jota Quest, aniversariante de hoje!
E, aí? Gostou de saber a história da música “Fácil”, do Jota Quest?



