RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

História da música “Fácil”, no aniversário de Rogério Flausino

Hoje é aniversário do cantor e compositor Rogério Flausino, líder e vocalista da banda Jota Quest e – para celebrar a data – vamos descobrir tudo sobre a história da música “Fácil”, um dos maiores sucessos da banda, composição de Rogério em parceria com seu irmão Wilson Sideral.

Sobre Rogério Flausino

O cantor, compositor e instrumentista mineiro Rogério Flausino nasceuem 25 de abril de 1972, em Alfenas, Minas Gerais, eformou sua primeira banda aos 12 anos, junto com o irmão, o também cantor, compositor e instrumentista Wilson Sideral.

Em meados dos anos 90, Flausino passou a integrar uma das bandas de pop rock brasileiras de maior sucesso na história, o Jota Quest – como vocalista e um dos principais compositores – ao lado do baixista PJ, do baterista Paulinho, do guitarrista Marco Túlio e do tecladista Márcio.

A banda lançou o primeiro álbum – “Jota Quest” – em 1996, já trazendo o super hit “Encontrar Alguém” (composição em parceria de Flausino com Marco Túlio), Onibusfobia (parceria da banda com Dudu Marote) e uma regravação de muito sucesso do clássico “As Dores do Mundo”, de Hyldon

Em 1998, veio o segundo álbum – “De Volta ao Planeta” – que contou com mais hits de muito sucesso do Jota Quest: além da faixa-título (de Flausino, Marco Túlio e PJ); “Fácil” (parceria de Rogério com o irmão Wilson Sideral, que vamos conhecer a história hoje); “O Vento” (de Márcio Buzelin); e “Sempre Assim”(de Rogério, Marco Túlio, PJ, Márcio e Paulinho). 

Em 2000, foi a vez do álbum “Oxigênio”, que trouxe os sucessos “Dias Melhores” (composição só de Rogério) e “O Que Eu Também Não Entendo” (de Rogério em parceria com Fernanda Mello).

Em 2002, a banda lançou o álbum “Discotecagem Pop Variada”, que conta com os sucessos: “Na Moral” (Rogério, Sideral e Marco Túlio); “Mais Uma Vez” (Rogério, Fernanda Mello e PJ); e “Só Hoje” (Rogério e Fernanda Mello); 

Já em 2003, o CD e DVD “MTV ao Vivo: Jota Quest”, foi gravado na Praça do Papa, na cidade natal da banda, Belo Horizonte. O álbum reúne os maiores hits da banda, além de lançar a – até então inédita – “Amor Maior”.

Em 2005, o álbum “Até Onde Vai”, apresentou regravações de canções de sucesso como: O Sol (de Antônio Júlio Nastácia) e  “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

O álbum seguinte, “La Plata”, de 2008, trouxe o sucesso: “Vem Andar Comigo”(composição só de Rogério) e o álbum “Funky Funky Boom Boom”, de 2013, conta com o hit “Dentro de um Abraço” (de Rogério Flausino, PJ, Jerry Barnes e Martha Medeiros). Em 2015, foi a vez do álbum “Pancadélico”.

A banda permanece na ativa e com a mesma formação até os dias atuais e lançou seu trabalho mais recente, “De Volta Ao Novo (Deluxe)”, em 2023.

Com o Jota Quest, Rogério Flausino conquistou dois Grammy Latinos: um de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro – com o disco “Quinze”, de 2011 – que celebrou os 15 anos da banda – e  outro de Melhor Álbum de Rock Brasileiro – com o “Ao Vivo no Rock in Rio”, de 2013.

A banda Jota Quest | Foto: Weber Padua

História da música “Fácil”, do Jota Quest

A canção “Fácil”, composta por Rogério Flausino e seu irmão, o também músico Wilson Sideral, é um dos maiores sucessos do Jota Quest e também uma das responsáveis por alavancar de vez a carreira da banda, tornando os mineiros conhecidos no Brasil inteiro, ao ser lançada no seu segundo álbum – “De Volta ao Planeta” – de 1998.

Rogério contou em uma entrevista de 2024, que ainda morava em um apartamento muito simples junto com seu irmão, quando o guitarrista do Jota Quest – Marco Túlio – foi fazer uma visita aos dois, para ver algumas músicas para gravarem em seu segundo álbum:

“Meu irmão sempre fez muita música, meio compulsivo. Mas essa eu tinha feito com uma letra dele que eu achei no chão e terminamos de fazer a música juntos. Tocamos várias músicas para o Marco Túlio, até que tocamos essa e ele falou: 

– Opa! É essa música aí, cara:  ‘Fácil, extremamente fácil, pra você eu todo mundo cantar junto!’. Cara, que louco, né? Ontem mesmo a minha mãe falou assim:

– Ô, Túlio! Vocês tem que fazer uma música mais fácil, pras pessoas poderem cantar junto. Porque essa música de:

Jacarepaguá é longe pra caramba

Jacarepaguá, só se eu tiver de carro

Jacarepaguá, só se eu tiver na Barra’

– Pô! Ninguém consegue cantar isso, pelo amor de Deus! Faz uma música mais fácil, pra todo mundo cantar junto!”

A mãe de Marco Túlio estava se referindo à canção “Onibusfobia”, sucesso do primeiro álbum do Jota Quest, que ela achava difícil demais de cantar, com razão:

Marco Túlio, assim que escutou a música “Fácil”, composta pelos irmãos, falou:

“- Acho melhor a gente gravar essa música!”.

E Rogério continua contando na entrevista: “O que eu acho mais bonito, mais legal dessa música é: ‘Um dia feliz, às vezes é muito raro’. Quando a gente tá muito feliz, às vezes até falar é complicado É melhor uma canção, para você eu e todo mundo cantar junto. 

É aquela parada que acontece quando você vai no show do seu artista predileto, seja ele qual for, e aí você fica esperando aquela música, na hora que chega aquela música, e todo mundo canta junto, de braços abertos, de olho fechado, é um dos melhores momentos da vida! 

Então essa canção, lá atrás, quando ela chegou, ela falava de um sonho que a gente estava realizando com ela. Isso é muito louco!”, conclui o vocalista do Jota Quest, aniversariante de hoje!

E, aí? Gostou de saber a história da música “Fácil”, do Jota Quest?

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS