RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

História da música “Girassol”, no aniversário de Toni Garrido

A música “Girassol” é um dos maiores sucessos da carreira da banda Cidade Negra e ficou eternizada na voz de Toni Garrido. Para celebrar o aniversário do cantor, compositor, instrumentista e ator carioca, vamos saber todos os detalhes por trás da composição desse verdadeiro hit.

História da música “Girassol”

Com uma história inspirada completamente em uma experiência de Toni Garrido, a música “Girassol” – composta por ele em parceria com Da Ghama, Lazão, Bino Farias e Pedro Luís – foi lançada no álbum “Acústico MTV Cidade Negra”, no ano de 2002.

Carioca, o artista tinha viajado a São Paulo e ligou para um grande amigo que morava na cidade, a fim de encontrá-lo. Acontece que o amigo lhe contou que estava passando por um momento difícil: ele e sua esposa estavam tentando ter um filho e ela – depois de finalmente engravidar – tinha acabado de perder o bebê.

O amigo falou para Toni ir visitá-los em casa mesmo, pois a sua esposa estava muito triste e desanimada para sair de casa. A caminho da visita, o cantor parou em uma floricultura e contou para o senhor que o atendeu sobre a situação que os amigos estavam passando, pedindo indicações de que flores poderia levar.

O senhor o indicou um vaso com quatro girassóis e disse que aquelas flores eram perfeitas para a ocasião.

Toni Garrido chegou na casa do amigo, mas a esposa dele já estava dormindo, não estava se sentindo bem e estava ainda muito abalada. Ela então não viu os girassóis naquela noite.

No dia seguinte, o casal ligou para o vocalista do Cidade Negra e disse que os girassóis que ele deu tinham mudado a energia da casa. A moça contou que quando viu as flores pela manhã sentiu ânimo para mexer nos móveis da casa e que ela e o marido já tinham se permitido olhar para a situação de outro jeito. Os dois agradeceram muito a delicadeza do artista.

Depois da ligação, Toni Garrido conta que ficou com essa frase ecoando na cabeça: “No coração de quem faz a guerra nascerá uma flor amarela como um girassol”. Ele diz então que foi a partir daí que ele começou a elaborar a canção:

“A verdade prova que o tempo é o senhor

Dos dois destinos, dos dois destinos

Já que, pra ser homem, tem que ter

A grandeza de um menino, de um menino””

É aí que entra o músico, cantor e compositor também carioca Pedro Luís: “Toda vez que eu sinto que eu tenho uma coisa muito boa na mão, eu chamo parceiros, não guardo pra mim”, conta Toni. Então ele convidou Pedro Luís para dividir a letra com ele. 

“A gente se junta para falar de amizade, irmandade e comunidade”, conta Toni Garrido. Pedro já havia composto a canção “Cidade em Movimento” para o Cidade Negra, em que tratava do tema “comunidade”.

“Naturalmente que a primeira frase foi ‘A favor da comunidade que espera o bloco passar’, analisa Toni. Ele diz que eles misturaram o tam “comunidade” com a história que Toni passou com a superação da perda que os amigos viveram e que ele participou de perto, levando os girassóis.

No fim, saiu uma letra de força, verdade, superação, leveza e esperança. 

Sobre Toni Garrido

Antônio Bento da Silva Filho, mais conhecido como Toni Garrido, nasceu em 7 de setembro de 1967, no Rio de Janeiro, e completa 58 anos hoje.

Toni construiu uma trajetória marcada pela força da voz, pela presença de palco e pela capacidade de unir poesia, consciência social e suingue em suas canções. Ele cresceu cercado de música, descobrindo cedo sua afinidade com o violão e o canto durante encontros de jovens na igreja, onde começou a experimentar os primeiros passos artísticos.

Antes de chegar à fama nacional, o vocalista integrou a Banda Bel, com a qual gravou o single “Romário”, mas foi em 1994 que sua vida mudou de rumo ao ser convidado para assumir os vocais do Cidade Negra, substituindo Ras Bernardo. 

A entrada de Toni marcou uma virada fundamental na sonoridade e na projeção do grupo, que passou a unir reggae, pop, soul e elementos da música brasileira com uma linguagem mais acessível e radiofônica. Com produção de Liminha, o primeiro álbum dessa nova fase, “Sobre Todas as Forças”, vendeu centenas de milhares de cópias e colocou a banda no centro da cena musical dos anos 90, com sucessos como:

  • Onde Você Mora? (Nando Reis e Marisa Monte)
  • Pensamento (Ras Bernardo, Bino Farias, Da Ghama e Lazão)
  • A Sombra da Maldade (Toni Garrido e Da Ghama)

Nos anos seguintes, o Cidade Negra se consolidou como um dos maiores nomes do reggae no Brasil, com álbuns como “O Erê” (1996), que apresentou hinos como:

  • Firmamento (versão da banda para a canção “Wrong Girl To Play With”, de Henri Lawes e Winston Foster ) 
  • O Erê (Toni Garrido, Da Ghama, Lazão, Bino Farias e Bernardo Vilhena )

Ou também o álbum “Quanto Mais Curtido Melhor” (1998), que trouxe o super hit “A Estrada”, canção que se tornou trilha sonora de gerações. Em 2002, o grupo lançou o consagrado “Acústico MTV”, com arranjos intimistas e novas faixas, entre elas “Girassol”, reafirmando a versatilidade de Toni Garrido como intérprete.

Paralelamente à música, Toni Garrido se aventurou também em outras áreas: brilhou no cinema como protagonista do filme “Orfeu (1999), de Cacá Diegues, participou de novelas e apresentou o programa “Fama, na TV Globo.

Em 2022, Toni lançou o álbum “Baile Free”, mesclando black music, reggae e sonoridades eletrônicas, reafirmando seu espírito inquieto e criativo. Recentemente, também participou de colaborações com artistas de diferentes estilos, mostrando sua capacidade de dialogar com a música contemporânea sem abrir mão de sua identidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS