O compositor Michael Sullivan, um dos mais importantes da história da MPB, completa 75 anos hoje e nós trouxemos a história da música “Leva”, um de seus maiores sucessos, em parceria com o Paulo Massadas.
Sobre Michael Sullivan
Nascido em Recife, com o nome de Ivanilton de Souza Lima (Michael Sullivan é seu nome artístico), o cantor, músico, compositor e produtor musical brasileiro foi incluído no Latin Songwriters Hall of Fame, que premia os maiores compositores latinos do mundo, e também entrou para o Guinness Book, como o compositor que no intervalo de cinco anos, mais emplacou sucessos na América Latina.
Sullivan começou sua carreira cantando na noite do Recife, com 14 anos de idade. Aos 15, participou de alguns concursos de calouros e ganhou o primeiro lugar no Varieté, da Rádio Jornal do Commercio, recebendo como prêmio a carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil e um contrato com a TV Jornal do Commercio.
Assim, iniciou sua carreira de cantor, nos programas da emissora “Você faz o Show”, “Noite de Black-Tie” e “Bossa 2”, e consagrando-se como uma revelação pernambucana.
Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Hyldon (com quem compôs sua primeira canção), Renato Piau (guitarrista que trabalhou com Tim Maia) e Tinho (saxofonista e arranjador que trabalhou com Tim Maia e um dos fundadores da Banda Vitória Régia), formando com eles o grupo Os Nucleares.
Aprendeu a tocar violão com – ninguém mais, ninguém menos – que Cassiano e Tim Maia. Aos 19 anos integrou o grupo Os Selvagens, e aos 21 anos, o grupo Renato e Seus Blue Caps, como cantor e guitarrista.
Em seguida, Michael Sullivan iniciou sua carreira solo com a canção “My Life”, que fez parte da trilha sonora da novela “O Casarão”, da Rede Globo, que tornou-se um imenso sucesso superando a marca de 1 000 000 de cópias, o que equivalia a um Disco de Diamante.
Em 1978, lançou o seu primeiro LP, “Sou Brasileiro” ou “Um Mundo Melhor Pro Meu Filho”, e de 1980 a 1986 foi integrante do grupo The Fevers.
No fim dos anos 70, Michael Sullivan conheceu o carioca Paulo Massadas, compositor com quem formou uma produtiva dupla por 19 anos, e compôs vários dos maiores hits da nossa MPB, com quem chegou a gravar discos em parceria.
Michael Sullivan também produziu nomes como:
- Tim Maia
- Alcione
- Sandra de Sá
- Danilo Caymmi
- Sidney Magal
- Fafá de Belém
- Roupa Nova
- Joanna
- Paulo Ricardo
- Fagner
- José Augusto
Michael Sullivan também foi convidado a trabalhar e morar nos Estados Unidos para ali compor e produzir nomes como Ricky Martin e Menudos.
Sullivan também produziu artistas infantis brasileiros de muito sucesso, como Trem da Alegria, Xuxa, Os Trapalhões, Balão Mágico, Atchim & Espirro, entre outros.
Ele e Paulo Massadas também criaram juntos o grupo Trem da Alegria, enorme sucesso entre as crianças dos anos 80 e começo de 90, e compuseram em parceria muitas canções para o universo infantil, principalmente para a Xuxa.
São de Sullivan e Massadas hits como:
- Lua de Cristal
- Uni-Duni- Tê
- É de Chocolate
- Arco-Íris (parceria que também inclui Anna Penido)
- A Vida É Uma Festa
- Xuxa Park
- Fada Bela
- He-Man
- Eu Não Largo o Osso, da TV Colosso.
E também as músicas “Criança Esperança” e “Amigos do Peito”, antigos temas do Criança Esperança e da UNICEF.

História da música “Leva”, de Michael Sullivan e Paulo Massadas
Gravada por Tim Maia, a música “Leva” é – na verdade – uma declaração de amor ao rádio. Michael Sullivan e Paulo Massadas compuseram a canção sob encomendada, para ser um jingle para a Rádio Bandeirantes, em 1984.
“Era uma declaração de amor da rádio para o ouvinte e nós fizemos. Foi uma música que saiu rápida. A melodia saiu na hora, depois a letra e nós fizemos em 1 hora essa música. Eu fiz uma fita, mandei e eles aprovaram, adoraram a música! Pediram para eu cantar e fazer um arranjo. Nós levamos a sério, e fizemos um arranjo maravilhoso com Lincoln Olivetti, nosso querido Lincoln, saudade, saudoso Lincoln Olivetti, mestre, um fenômeno!”, relembra Sullivan.
Sem citar o rádio na letra, apenas trabalhando com metáforas sobre amor, o sucesso estava pronto e ganhou o coração do público. A faixa ficou 15 dias entre as mais pedidas da rádio, cresceu em popularidade e era pedida para tocar em outras emissoras, o que não era permitido, pois a canção era exclusiva da Rádio Bandeirantes.
Então, Tim Maia foi fazer um show em São Paulo e o Diretor da Rádio Bandeirantes na ocasião, o apresentou à música e contou sobre o sucesso da faixa. Emocionado com a canção, Tim Maia ligou para Sullivan e disse que queria gravar Leva em seu próximo disco:
“Ah rapaz, eu tô assim triste hoje, briguei com a minha mulher, e eu tô triste, essa música foi feita para mim, Michael Sullivan! Por que que você não me deu para eu gravar essa música?”.
Aí, Sullivan respondeu, dizendo para Tim Maia que a música na verdade era umjingle. Tim então, falou: “Não, mas essa música pode ser o maior clássico da história da minha vida, eu vou gravar”. Ainda na ligação, Sullivan questionou se não seria difícil regravar uma canção que já era um sucesso em sua voz e já conhecida na Rádio Bandeirantes.
O compositor foi surpreendido com o jeito único de Tim Maia: “Oh rapaz, eu sou o Tim Maia do Brasil! Rapaz, você está me estranhando, Michael Sullivan?! Eu sou seu pai musical, eu te ensinei a tocar violão, a cantar, a compor… “.
Após a gravação de Tim Maia, a música foi enviada para a Rádio Bandeirantes e a RCA a distribuiu para o país inteiro. Em dois meses, a música foi disco de ouro, platina, platina dupla e chegou a diamante. Vendeu 1 milhão de compactos e também foi gravado um LP depois, com Tim Maia cantando a música e chamando para o disco.
Gostou de saber a história da música “Leva”, no dia do aniversário de um de seus compositores: Michael Sullivan?



