RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

História da música “Por Você”, no aniversário de Frejat

Hoje é aniversário do Frejat e – para comemorar a data – nós trouxemos a história da música “Por Você”, um dos maiores sucessos na voz do cantor e compositor, grande hit da banda Barão Vermelho, da qual o aniversariante foi vocalista por anos.

Sobre Frejat

Roberto Frejat começou a sua carreira em 1981, como guitarrista e principal compositor – ao lado de seu grande parceiro e amigo, Cazuza e também de Guto Goffi, Maurício Barros e Dé Palmeira –  de uma das mais importantes bandas de rock brasileiras de todos os tempos: o Barão Vermelho.

Eles estouraram no cenário musical nacional em 1983, com o sucesso “Pro Dia Nascer Feliz (de Cazuza e Frejat) e depois emplacaram outro grande hit, “Bete Balanço” (também da dupla), que foi tema de um filme homônimo, em 1984.

Quando Cazuza saiu do grupo, no ano seguinte, Frejat assumiu também os vocais do Barão Vermelho e permaneceu à frente do grupo por 30 anos, lançando 13 discos com a banda, com canções inesquecíveis como: 

  • Maior Abandonado e Todo Amor que Houver Nessa Vida (ambas parcerias de Cazuza e Frejat)
  • Por Você (de Frejat com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília), sobre a qual vamos saber a história hoje
  • Pense e Dance (Frejat come Guto Goffi)
  • O Poeta Está Vivo (Frejat com Dulce Quental)
  • Puro Êxtase (de Guto Goffi e Maurício Barros)

A forte parceria de Frejat com Cazuza não acabou depois que o amigo saiu da banda e eles ainda compuseram juntos outros grandes clássicos da história da nossa música como “Ideologia” e “Malandragem”.

A banda Barão Vermelho na época da canção “Puro Êxtase”| Imagem: Reprodução Instagram Maurício Barros

Frejat deixou o Barão Vermelho definitivamente em 2017, mas – desde 2001 – já levava uma carreira solo em paralelo, quando lançou o seu primeiro álbum: “Amor pra Recomeçar”, com música homônima de sua autoria em parceria com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília

Desde então, lançou diversos sucessos em carreira solo, como:

  • Segredos
  • Homem Não Chora (parceria com Alvin L)
  • Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo (com Maurício Barros e Mauro Santa Cecília).

Com a força e a potência de sua voz – grave e suave ao mesmo tempo – Frejat tem um jeito inconfundível de interpretar as canções. Seu último álbum de inéditas, “Ao Redor do Precipício”, foi lançado em 2020, e traz parcerias com Zeca Baleiro, Leoni, Luiz Melodia e Jards Macalé, entre outras.

Se você quiser saber mais sobre a vida e a obra de Roberto Frejat, escute o Acervo MPB Especial Barão Vermelho, série de áudio-biografias exclusivas Novabrasil, que conta a história dos nossos maiores artistas, uma verdadeira enciclopédia da nossa música.

Hoje, para prestar uma homenagem a este artista tão importante da nossa música, vamos contar a história da música “Por Você“, um dos maiores sucessos em sua voz e grande hit do Barão Vermelho.

História da música “Por Você”

Lançada em 1998, no álbum “Puro Êxtase”, a música “Por Você”, na voz de Frejat, é um dos maiores hits da história da banda Barão Vermelho!

Frejat também é compositor da faixa, ao lado do tecladista da banda, Maurício Barros, e do compositor Mauro Santa Cecília.

Maurício contou a história da composição de “Por Você” ao podcast Corredor 5:

“Eu tinha aquela revista ‘Future Music’, uma revista inglesa, que eu comprava bastante nessa época, eu lia bastante essa revista.

Aí tinha ‘Os 15 melhores loops eletrônicos…’ e eu ficava escolhendo loops. Não pra usar no Barão necessariamente, algumas coisas eu pegava gravava e depois eu ficava fazendo coisa em cima, era uma forma de trabalhar também.

E eu me lembro que quando eu compus, no estúdio do Frejat essa música, ele tinha acabado de comprar um teclado Roland JP-8000. E brincando com os sons, a gente começou a pegar algumas letras e tinha uma lá do Mauro Santa Cecília. 

O Frejat nunca tinha feito músicas com o Mauro Santa Cecília, embora tivesse estudado com ele. Só que o Mauro Santa Cecília era amigo do meu irmão, que me apresentou pra ele e a gente começou a fazer música. 

Aí o Mauro se reaproximou do Frejat e mandou umas letras para o Frejat. Aí começamos a compor em um timbre de ‘Electric Piano’, que foi exatamente o timbre que eu usei, não mexi em nada. 

Aí o Frejat botou um violão neste poema do Mauro, que fala assim: ‘Por você eu faria isso, por você eu faria aquilo’. E quisemos que o refrão fosse simplesmente repetir “Por Você, por você.”.

O Frejat queimou um CD pra mim e aí eu cheguei em casa e assim que eu deitei na cama, com tudo apagado, eu coloquei ‘Por Você’ pra escutar e falei: “Acertamos na composição!”.

Aí me lembro que a gente já estava gravando o álbum Puro Êxtase no estúdio do Memê [DJ Memê] e fomos mostrar a música pra banda, e eu e Frejat estávamos meio temerosos, porque a gente sabia que era uma jogada meio eletrônica, e o Guto [Goffi, baterista do Barão Vermelho] olhando assim… Peninha também [percussionista do disco],Fernando[Magalhães, guitarrista do disco],Rodrigo[baixista do disco]… 

Eu falei ‘Cara, não sei se os caras vão gostar’… mas a gente acreditava na música, era uma música bacana. A gente achava boa, mas não sabíamos se era uma música para o Barão Vermelho.

A gente tocou a música – eu e Frejat – e, quando acabou, o Memê falou: ‘Essa música vai ser um dos maiores sucessos do Barão! Essa música vai ser regravada e regravada e regravada!’”.

“Puro Êxtase” foi o disco autoral inédito que mais vendeu do Barão Vermelho e “Por Você” tornou-se realmente uma das músicas mais regravadas da banda, por nomes como Thiaguinho, Sorriso Maroto e Fábio Júnior.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.