Hoje é o Dia Mundial do Rádio!

 

Dia Mundial do Rádio – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
por Lívia Nolla

Hoje é dia de muita celebração para nós da Novabrasil e para todos os profissionais, ouvintes e apaixonados por rádio!

O Dia Mundial da Rádio é comemorado em 13 de fevereiro, data da primeira transmissão feita pela Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio), em 1946.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na 36ª Conferência Geral da UNESCO, sob proposta da Espanha. Mas o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012, durante a 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas

A criação da data teve o intuito de aumentar a conscientização do público e da mídia sobre a importância do rádio; incentivar os tomadores de decisão a estabelecer e fornecer acesso à informação por meio do rádio; bem como para aumentar a rede e a cooperação internacional entre as emissoras.

O rádio, ainda hoje, é o meio de comunicação de massa mais consumido em todo o mundo, além de ser muito acessível e possuir um baixo custo. Trata-se, portanto, de um meio poderoso de comunicação para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade, constituindo uma plataforma para o discurso democrático e uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas. Sempre se aperfeiçoando e adaptando diante dos avanços e das novas tecnologias, o rádio ainda têm um papel forte e específico na comunicação de emergência e socorro em desastres.

O Dia Mundial da Rádio conta com temas anuais e um site dedicado, que permite a participação virtual. Neste ano de 2024, o tema é Radio: A century informing, entertaining and educating (Rádio, um século informando, entretendo e educando), no qual a UNESCO ilumina amplamente o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico da Rádio.

 

Rádio Phillips (1959) _Acervo MIS

O tema de 2024 – Rádio, um século informando, entretendo e educando

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convida a indústria mundial da rádio, em todas as suas diversas formas – comercial, pública, sem fins lucrativos – a juntar-se a esta celebração global do meio de comunicação neste momento especial e crucial da sua jornada que abrange um século.

O tema de 2024 destaca:

  • A história indelével da Rádio e seu poderoso impacto nas notícias, no drama, na música, nos esportes.
  • O valor utilitário contínuo da Rádio como uma rede de segurança pública relativamente gratuita e portátil durante emergências e cortes de energia provocados por desastres naturais e provocados pelo homem, como tempestades, terramotos, inundações, calor, incêndios florestais, acidentes e guerras.
  • O valor democrático contínuo da Rádio para servir como um catalisador de base para a ligação entre grupos desfavorecidos, incluindo imigrantes, religiosos, minorias e populações atingidas pela pobreza; e como um indicador instantâneo da opinião pública expressa através dos auspícios da liberdade de expressão no espaço público.

A UNESCO reconhece e compreende a enorme variedade de modelos de negócio e arquitetura tecnológica da Rádio em todo o mundo, bem como a natureza independente das suas empresas e organizações, grandes e pequenas, além das idiossincrasias das suas personalidades no ar.

Assim, as emissoras são encorajadas a trazer a sua própria cultura, estilo e sensibilidades para as suas celebrações individuais que antecedem e durante o evento mundial de 13 de Fevereiro.

É uma conquista notável para um importante meio de comunicação de massa continuar a sua relevância nos últimos 100 anos e ainda ser uma força para a liberdade de expressão, alegria e conhecimento. Ao contarmos orgulhosamente a sua história, vamos saudar o futuro da Rádio no próximo século.

Dia Nacional do Rádio

No Brasil, o Dia Nacional do Rádio é comemorado em 25 de setembro, em referência ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o Pai da Radiodifusão no Brasil. Ele fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, com o intuito de difundir a educação e a cultura por este meio de comunicação.

Roquette também estava presente na primeira transmissão de rádio ocorrida no Brasil, no dia 7 de setembro de 1922 – data em que o Brasil celebrava os 100 anos de sua independência – em uma Feira Internacional, na qual empresários norte-americanos trouxeram a tecnologia de Radiodifusão para apresentar aos brasileiros.

Para comemorar o centenário do rádio, em 2022, a Novabrasil desenvolveu uma série documental especial: a R100. Clique aqui para conferir.

Um pouco da história do Rádio

A partir do final do século XIX, cientistas e técnicos de vários países contribuíram para o desenvolvimento da Radiodifusão, com estudos sobre eletromagnetismo. Na época, já existiam dois meios de comunicação de rápida e longa distância, que enviavam sinais eletromagnéticos através de fios: o telégrafo e o telefone.

Em 1895, britânicos conseguiram transmitir sinais de rádio a pequenas distâncias e, em 1896, um físico e inventor italiano chamado Guglielmo Marconi registrou, em Londres, a primeira patente de um sistema de radiocomunicação – com base em pesquisas anteriores – e, aos poucos, foi conseguindo ampliar a distância de transmissão.

Em 1919, foi inaugurada uma emissora de rádio regular em Rotterdam e, em 1920, a primeira radiodifusora comercial, nos Estados Unidos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS