Já ouviu falar do amor de Lucas Mamede? Confira no Vitrine!

Se abrir para o novo é dar uma chance para se surpreender. O Vitrine é o lugar certo para conhecer os novos nomes da MPB. Você que gosta de música e ainda não conhece, precisa conhecer. Essa semana, nosso papo foi com Lucas Mamede, que traz brasilidade no canto e é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais.

O cantor, compositor e instrumentista pernambucano tem apenas 20 anos, mas já carrega consigo muito talento. O artista lançou seu álbum de estreia em fevereiro de 2023, o Já Ouviu Falar de Amor?. O trabalho conta com ritmos bem brasileiros, como baião, ijexá, maracatu e xote.

Lucas Mamede detalhe processo de composição de seu álbum de estreia, no Vitrine | Foto: Bob Wolfenson/Divulgação/novabrasil

Das 12 faixas, 10 são assinadas apenas por Mamede. As outras duas canções que completam o disco incluem uma música inédita de Ana Caetano e, também, uma regravação de Jardim da fantasia (1982), do compositor mineiro Paulinho Pedra Azul.

Produzido por Alê Siqueira, Pifes, rabecas, zabumbas e sanfonas recheiam as canções e transportam o ouvinte direto para Pernambuco, terra natal de Lucas e de grandes mestres que o inspiram como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Spok Frevo Orquestra e Quinteto Armorial.

Das redes sociais para a nova MPB: Lucas Mamede fala sobre sua trajetória em construção na música brasileira

Lucas Mamede cresceu em Recife, durante os anos 2000. Em sua música e arte, traz influências musicais do baião, xote e mais. Logo na abertura de seu disco de estreia, ouvimos uma zabumba em citação ao Quinteto Armorial – importante grupo de música instrumental brasileiro formado no Recife em 1970.

É claro que não podíamos deixar de perguntar como foi o processo de composição de seu álbum de estreia. O artista contou detalhes.

Além disso, Lucas também falou sobre suas influências da cena contemporânea da MPB, como Anavitoria e Vitor Kley. Misturando o pop, a brasilidade e o regional, o artista também tem Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Djavan e Lenine e outros artistas nordestinos como inspiração.

Lucas Mamede | Foto: Bob Wolfenson/Divulgação
Em entrevista, o artista citou também sobre como seu início, cantando covers nas redes sociais durante a pandemia e como foi encontrar na internet uma forma de divulgar o seu trabalho e se destacar no meio musical.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS