RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Paulo Saconi lança livro que retrata a crescente violência contra a imprensa brasileira

“Por que ser jornalista no Brasil se tornou tão perigoso?” A partir de um episódio no início da carreira, em que sofreu na pele os efeitos da hostilidade, João Paulo Saconi se debruçou sobre um problema coletivo: a violência crescente contra a imprensa e os impactos que isso causa à liberdade de expressão. “Vocês da imprensa” (Máquina de Livros) é um livro que traz dados de uma pesquisa inédita, feita com 203 profissionais de todas as regiões do país, que destaca como o exercício do jornalismo vem sendo sufocado por ataques, ameaças, linchamentos virtuais e tentativas de silenciamento.

“O livro não se limita a estatísticas. O principal componente é humano, com histórias de jornalistas que morreram ou foram agredidos. Ouvi profissionais bem-sucedidos que, mesmo assim, deixaram de circular nas ruas ou cogitaram se mudar para o exterior com medo do que poderia acontecer aqui com eles e suas famílias”, explica o autor.

João Paulo Saconi. Foto: Bruno Mendonça.

Em “Vocês da imprensa”, Saconi destaca episódios emblemáticos que envolveram Vera Magalhães, Patrícia Campos Mello, Luiz Fara Monteiro, Renato Alves, Raquel Landim e Natuza Nery. Ele narra também a história de Santiago Andrade, cinegrafista da Band morto em 2013, após as Jornadas de Junho. Esse período, aliás, marca o crescimento dos ataques a jornalistas, que se intensificaram entre as eleições 2014 e 2024, incluindo o impeachment de Dilma Rousseff e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“A hostilidade impacta a maneira como nós, jornalistas, pensamos as pautas e participamos de coberturas, assim como os cuidados que precisamos ter com redes sociais”, explica Saconi, que batizou o livro com uma expressão frequentemente usada por fontes, entrevistados e o próprio público para se referir a jornalistas, como se fossem uma parcela à parte do país.

Foto: Divulgação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS