Em abril chega às plataformas digitais o álbum “AVIA”: terceiro disco autoral de Josyara, cantora, compositora e instrumentista baiana que desponta no cenário da música nacional como uma das artistas mais completas de sua geração.
Até o lançamento do álbum, o público já pôde ouvir o single “Ensacado” e, agora, poderá conhecer mais duas das dez faixas que compõem seu novo trabalho – “Corredeiras” e “Sobre Nós”.
Ouça aqui
A primeira canção ganhou um videoclipe dirigido por Juh Almeida, diretora de cena da Café Royal, produtora responsável pela concepção visual da obra e foi inspirado na trajetória pessoal e profissional da artista. Já “Sobre Nós” é uma parceria com Pitty, com quem ela divide a autoria da música.
Confira o videoclipe oficial:
“Corredeiras” é a primeira música do disco a ser traduzida para o audiovisual, trazendo elementos que misturam biografia e sonhos, passado e presente em imagens que simbolizam a passagem não linear do tempo. A cena que abre o videoclipe, por exemplo, foi totalmente inspirada na vida real.
O primeiro contato de Josyara com um violão, ainda criança, foi brincando de destruir o instrumento de seu avô e, em seguida, sair para andar de bicicleta no bairro do Castelo Branco, em Juazeiro (BA), onde nasceu e viveu até os 15 anos. Foi só algum tempo depois que o instrumento despertou seu interesse, quando começou a cantar e aprender os primeiros acordes, aos 10 anos de idade.
De lá pra cá, como na música, sua trajetória é marcada por corredeiras: uma artista que está sempre em movimento e olhando em frente, persistindo nos seus sonhos e encarando novas paisagens, sem deixar de se apoiar no seu passado e na ancestralidade que lhe inspira a seguir.
Sobre o clipe, Josyara comenta: “A imagem do cavalo solto, correndo rumo ao seu destino e ao seu mistério, representa para mim o desejo de seguir em frente com o espírito livre.
Na insistência e no desafio de sobreviver às dores da vida, assim como de saber aproveitar os lugares bons que alcançamos, fazendo deles morada fiel do coração”. O violão que ela começou a dedilhar ainda na infância lhe
rendeu, em 2024, o Prêmio WME Awards na categoria Melhor Instrumentista. Neste novo álbum, como em todos os anteriores, ele continua sendo a base e o diferencial tanto das canções autorais, como das releituras de outras compositoras re-arranjadas e interpretadas por ela.
Além de “Corredeiras”, o público já pode ouvir também o single “Sobre Nós”, composição de Josyara em parceria com Pitty que fala sobre amor, paixão e entrega. A artista juazeirense conta que a canção nasceu de forma inusitada, em plena madrugada. “Eu postei no Twitter sobre como eu gosto de ser romântica e, para minha surpresa, Pitty comentou: ‘letra!’. A gente já tinha um contato, então eu mandei mensagem no WhatsApp e por ali mesmo ela me mandou um texto. Não foi uma poesia formatada, musical, mas me deu um caminho pra melodia surgir”. A partir dali, em poucas horas os versos ganharam forma e arranjo. “A gente se falou por volta de 2h da manhã e pouco antes do dia amanhecer eu terminei a música. Ainda me lembro da sensação que aquela madrugada me despertou, o quanto fazer essa canção com Pitty me deixou emotiva e feliz”, declara.
O disco “AVIA” tem produção musical da própria Josyara em parceria com Rafael Ramos. Na ficha técnica, nomes de peso como Alberto Continentino (baixo), Bruno Marques (bateria), Kainã do Jêje (percussão), Diogo Gomes (trompete), Jorge Continentino (saxofone e flauta), Marlon Sette (trombone), Felipe Ventura (violino e viola) e Marcus Ribeiro (cello) compõem o time de instrumentistas em “Corredeiras” e “Sobre Nós”, ao lado de Josyara, que também gravou voz, violão, guitarra e sampler. Além de cantora, compositora e instrumentista, ela também assina a produção musical e os arranjos do disco, demarcando sua identidade em todas estas frentes.
Seguindo “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022) e “Mandinga Multiplicação – Josyara canta Timbalada” (2024), “AVIA” (2025) promete colocar Josyara num lugar ainda mais consagrado diante do público. O novo álbum foi gravado no Estúdio Tambor, no Rio de Janeiro (RJ), com gravações adicionais no Estúdio T, em Salvador (BA) e será lançado pela gravadora Deck.