RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça do Irã nega condenação de morte de manifestante Erfan Soltani

O judiciário iraniano afirmou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, que Erfan Soltani, de 26 anos, não foi condenado à pena de morte. A mídia estatal do país persa divulgou a informação. A declaração contradiz informações repassadas pela família do jovem à ONG Hengaw, que alegava que a suposta execução por enforcamento foi apenas “adiada”.

De acordo com o Judiciário, Soltani responde por conluio contra a segurança interna e propaganda contra o regime. Nas regras do país, alegações estas que não preveem pena de morte. Ele está preso em um presídio de Karaj, nos arredores da capital Teerã. segundo a agência de notícias Reuters.

Por outro lado, a ONG Hengaw afirma que a família havia sido informada de que a sentença era definitiva. Ainda, que o crime atribuído ao manifestante seria “Moharebeh”, termo usado pelo regime e que pode levar à execução. Parentes relatam pressão e ameaças, além da falta de direito à defesa.

Já o caso ganhou repercussão internacional após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu medidas duras caso o Irã executasse manifestantes. Na quarta, 14, no entanto, Trump afirmou ter recebido a informação de que as execuções haviam sido interrompidas.

No entanto, organizações de direitos humanos ligadas aos Estados Unidos estimam que a repressão aos protestos no Irã já deixou mais de 3.400 mortos. O país enfrenta uma onda de manifestações tanto favoráveis quanto contrárias ao regime, que acusa interferência e influência norte-americana.

O Irã tem ligação com Rússia e China no Oriente Médio, uma vez que é apontado como “empecílio” aos interesses e avanços dos Estados Unidos e de Israel na região.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS