RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Macumbeira: o novo manifesto de luz e ancestralidade de Fabiana Cozza

Nesta terça-feira (2), Dia Nacional do Samba, Fabiana Cozza disponibiliza nas plataformas de streaming o samba MACUMBEIRA. A faixa é um potente manifesto de luta que se move, sobretudo, pela força inquebrantável do amor. Ele se estabelece como um movimento de pacificação, acolhimento e profundo respeito a todas as tradições e livros sagrados.

Fabiana Cozza é uma das cantoras mais espetaculares do samba contemporâneo. Ela também é escritora, pesquisadora e intérprete brasileira. É considerada “uma das maiores de sua geração” e “a melhor intérprete brasileira da atualidade”, chegando a ser comparada com Elis Regina, Elizeth Cardoso e Clara Nunes. Fabiana é graduada em canto popular, teoria musical e prática de conjunto pela Universidade Livre de Música Tom Jobim (atual Emesp) e em Jornalismo pela PUC-SP, além de ser mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP e estar cursando um doutorado em Música pela Unicamp. Fabiana tem nove álbuns gravados e é autora do livro Álbum Duplo (Poesia, 2017).

A faixa lançada hoje é um convite vibrante ao abraço e à conexão humana, ancorado nos fundamentos da ancestralidade africana, vivida e expressa pelo povo de axé. Sua mensagem ascende ao céu como um fogo de artifício, buscando fulgurar na escuridão da intolerância religiosa e de todas as formas de discriminação e preconceito.

Na sua essência, “Macumbeira” resgata a etimologia da palavra, onde “macumbar” significa “o ato de tocar tambor”. Assim, a canção se revela com uma mensagem ecumênica que celebra a filosofia do coletivo, a afirmação identitária e o senso de pertencimento de uma comunidade.

Fabiana Cozza esteve no ‘Vozes da Vez’ e falou um pouco sobre sua trajetória. Vale a audição.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS