Sempre antenado nas novidades do cenário cultural brasileiro, o Vozes da Vez encerra o mês com chave de ouro: o convidado da semana é o produtor musical baiano Mahal Pita, artista em ascensão e responsável por um movimento que coloca a Bahia num lugar de destaque no cenário musical.
Nascido em Salvador, Mahal Pita iniciou sua carreira com o desenvolvimento do coletivo BRAUNATION (2010) e co-fundando o duo A.MA.SSA (2013). Os projetos foram precursores no processo de conexão do Pagode Baiano com a música eletrônica das diásporas globais.
Atualmente, Mahal Pita colabora com nomes como BaianaSystem e MC Tha. Com a banda baiana, ganhou o prêmio de melhor show pela APCA com a tour Duas cidades, e emprestando seu olhar na criação de produções autorais com Forasteiro, Playsom remix e Invisível.
Em 2021, juntamente com Giovani Cidreira, Mahal lançou o projeto ManoMago, parceria inédita que rende o EP de mesmo título e cinco faixas assinadas pela dupla e Benke Ferraz do Boogarins. Também em 2021, produziu o EP Afrocidade na Pixta e o disco Vivão da banda Afrocidade, além da parceria com outros artistas como: Rico Dalasam.
Em 2022 assina a produção do EP e direção da tour “Meu Santo é forte”da cantora e compositora paulista MC Tha.
Em 2023 se dedica à sua carreira solo e prepara o lançamento do seu primeiro disco.
“Minha maior influência é o que eu não vejo.” diz Mahal Pita sobre seu processo artístico
O processo artístico de Mahal Pita tem múltiplas influências e estímulos, justamente essa mistura que o fez ser contemplado pelo edital Natura Musical deste ano. Durante a entrevista com Fabiane Pereira, o produtor falou seu processo artístico é influenciado por muitas camadas, principalmente pelo que não se vê:
“Eu amo os artistas que estão em voga, que as pessoas conseguem enxergar hoje (…), mas eu também gosto muito ainda e me influencia muito artistas que não está na boca da gente necessariamente, sabe?
E completou:
“Esses artistas e essas artistas que necessariamente não estão na nossa boca me interessam muito e me interessa me conectar com eles de alguma maneira (…)”
A pesquisa de Mahal passa por experimentações entre som, imagem e tecnologia, desenvolvendo projetos que
transitam pelo popular urbano. Como produtor musical, tem se interessado em construir uma estética popular a partir de uma prática experimental.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: