Em julho, o MAM Educativo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tem uma programação voltada às crianças e a toda a família durante as férias escolares. O roteiro aborda diversos temas, como arte, ecologia e combate à discriminação racial.
Além da diversidade de assuntos, as atividades abrangem variados formatos passando por música, sensorial, oficina de autorretrato, leitura coletiva, narração de história e outras.
As atividades são todas de classificação livre e abertas ao público.
Veja a seguir a programação completa das atividades de julho:
MAM Educativo: programação de férias completa
5, 12, 19 e 26/7 (qua) às 16h
Programa de Visitação Para ler junto com equipe MAM EducativoPara ler junto é o espaço de encontro que acontecerá todas às quartas-feiras do mês de julho, cada data será dedicada à leitura dos textos do catálogo da exposição Elementar: Fazer Junto e/ou textos selecionados pelo MAM Educativo e convidadas/os. É proposto que estas leituras ocorram de maneira coletiva e dinâmica para que juntos ampliemos nossas compreensões de mundo, levantando hipóteses sobre os desafios cotidianos e encontrarmos pistas e metáforas coletivas para enfrentá-los.
Atividade presencial e gratuita, aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
18/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia Folhario: oficina de construção de móbiles com elementos da natureza com Amanda ParalelaMóbiles são peças formadas por estruturas horizontais nas quais diferentes elementos são pendurados por fios ou cordões para assim oscilar e dançar com o sopro do vento. Para garantir que um móbile funcione, os elementos pendurados devem ser leves, por isso, folhas, flores e outros elementos naturais são ótimos para construção de móbiles.
Os móbiles nos ajudam a perceber a presença do vento, e apreciar as formas como ele age nas mais diferentes coisas, com seus mais diferentes pesos e medidas. Nesta oficina construiremos pequenos e grandes móbiles, individuais e coletivos, a partir da coleta de elementos da natureza.
Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela A Casa Tombada.
Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
19/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM Esse ateliê é pra dançar! com Amanda ParalelaAtividade presencial, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Desenhar, pintar, modelar, bordar, recortar, escrever… num espaço de ateliê todas as linguagens artísticas são bem-vindas, por isso nesta oficina abriremos espaço para a dança! Enquanto se desenha, pinta ou escreve também se move, e organização de tais movimentos podem, quando há intenção, virar uma dança.
O contrário também é possível, e é com essas possibilidades que brincaremos de dançar/desenhar, dançar/pintar, dançar/experimentar! Prepare um look confortável e contribua com a playlist da oficina inserindo suas músicas favoritas para dançar.
20/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM Carimbo-mundo com elementos da natureza com MAM EducativoQuais técnicas e possibilidades podemos experimentar a partir de materiais disponíveis na natureza? Esta atividade propõe o olhar investigativo para as diferentes texturas e formas dos elementos da natureza.
Um convite para experimentar técnicas em que folhas, flores, galhos etc., que estejam disponíveis no espaço, se tornem matéria prima para composições de imagens. Neste percurso criativo iremos conhecer técnicas de carimbos naturais, frotagem e outras.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência. Informamos que a participação na atividade garante gratuidade nas exposições.
21/7 (sex) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia Gotas de flor: experimentações com tintas naturais com Leonardo SassakiEstamos acostumados a consumir produtos industrializados e nos esquecemos ou nem mesmo sabemos de onde eles vêm. Se apropriar de materiais naturais presentes em nosso cotidiano é uma potente forma de reforçar nossos vínculos com a natureza.
Neste encontro será experimentado a aquarela com tintas de flores através do processo de maceração, como funciona a coleta consciente da matéria e suas possibilidades.
Leonardo Sassaki é educador e artista visual. Formado em Licenciatura em Artes Visuais, atualmente se especializando em educação inclusiva, investigando práticas sinestésicas e multissensoriais em arte-educação, visando a acessibilidade cultural e inclusão de pessoas com deficiência.
Trabalhou com educação não formal no terceiro setor e atualmente integra a equipe educativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
22/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM Oficina de danças e brincadeiras populares brasileiras com Núcleo Histórias de Comadres.A oficina explora passos, ritmos e musicalidade de diferentes danças populares e brincadeiras do Brasil como o Jongo, o Samba de Roda, o Afoxé, o Cacuriá, a Ciranda e o Coco. A metodologia inclui exercícios de consciência corporal e o contato com as distintas manifestações através de jogos e brincadeiras.
O Núcleo Histórias de Comadres, criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
23/7 (dom) às 15h
Domingo MAM Breaking Ibira: Edição Lampião e Maria BonitaEsta será uma competição mista onde um homem e uma mulher são convidados a formar um conjunto dentro de uma batalha
Breaking ibira é um evento criado por b.boys e b.girls (nomenclatura atribuída a dançarinos de breaking) que tem por objetivo reunir b.boys e b.girls para celebrar a cultura hip hop, encontrar desafios através da dança e expressar sua criatividade e habilidade em suas sessions (sequência organizada de passos de breaking), desde 2017 em parceria com o MAM tem atraído pessoas de diversas regiões de São Paulo e um público significativo tanto de praticantes de breaking quanto de admiradores da cultura.
Atividade presencial, livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo no local da atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
25/7 (ter) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM Visita ao mundo MAM no Minecraft Education Edition com MAM EducativoA partir da exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition visitaremos o museu, seu Jardim de Esculturas e diversas obras de seu acervo dentro da plataforma do jogo. Trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.
Atividade presencial e virtual, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do Museu para participantes no presencial e inscrições no site do MAM para participantes no virtual. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
25/7 (ter) às 19h
Contatos com a arte Ressoar vozes de mulheres negras com Sansorai OliveiraNeste encontro que comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data com o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, através da figura de Tereza de Benguela. Iremos apresentar artistas visuais que utilizam esta linguagem como manifestação de suas experiências cotidianas.
Tendo como fonte de inspiração as poéticas presentes em suas obras, iremos construir coletivamente ações para a aplicação das leis federais 10.639/03.
Sansorai Oliveira é educadora, psicóloga, atriz e produtora cultural. Desde 2004 é trabalhadora da cultura. Trabalhou em instituições como o CAISM Philippe Pinel, CEU’s, Fundação Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Porto Seguro e unidades do SESC-SP.
De 2006 a 2018 participou da II Trupe de Choque, grupo de pesquisa teatral da cidade de São Paulo. Atualmente é educadora no MAM São Paulo e integra o coletivo de gestão da OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM na Cohab 2 em Itaquera.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
26/7 (qua) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM Brincar junto no Jardim de Esculturas com MAM EducativoA partir de um repertório especialmente selecionado pelo MAM Educativo, a atividade convida as crianças para uma maratona de brincadeiras ao ar livre no espaço do Jardim de Esculturas do MAM.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência.
A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
27/7 (qui) às 14h30
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia Ser bebê é natural com Ana ThoméCom ambiente planejado e propostas simples de exploração livre, vamos oferecer aos bebês um momento para brincarem com a natureza junto de suas famílias. Guiados pelos olhares e gestos dos pequenos vamos acompanhá-los neste momento de descoberta pelo ambiente natura, observando suas percepções e sensibilizando nosso olhar.
Ana Carol Thomé é pedagoga, especialista em Educação Lúdica e Psicomotricidade. Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã, desde 2013.
Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido, e pesquisa iniciativas que relacionem Educação e Natureza pelo mundo. Estuda a abordagem Pikler, e desenvolvimento infantil. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.
Atividade presencial e gratuita, para bebês de até 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
27/7 (qui) às 16h
Contatos com a arte Artistas mulheres no Museu de Arte Moderna com Amanda Falcão e Amanda Paralela É reconhecendo e valorizando o legado de mulheres, que lutaram e lutam pela equiparação de direitos políticos, civis e sociais, que convidamos todas e todos a participarem do encontro virtual: Artistas mulheres no acervo do Museu de Arte Moderna.Neste encontro convidamos o público para uma conversa sobre algumas artistas que fazem parte da história do museu, buscando a ampliação de repertórios e propondo reflexões sobre a diversidade e a potência da mulher no campo das artes.
Amanda Harumi Falcão é artista educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer. Seu percurso acadêmico é composto pela formação em Design Gráfico pela UMC; licenciatura em Artes Visuais pela FPA e segue em curso a pós-graduação A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela Casa Tombada.
Atuou como professora de dança e atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia experimentações em diferentes linguagens artísticas nas quais é possível brincar. Acredita que a infância é um estado de se viver que não se limita a uma única fase da vida e que os pássaros estão entre os seres mais criativos desta Terra.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
28/7 (sex) às 10h30
Família MAM + Férias no MAM Elementar: tecer junto com Amanda FalcãoComo as linhas e narrativas se encontram no ato de tecer junto? Assim como os contos e as histórias, os trabalhos manuais estão presentes em nossa sociedade há milhares de anos, costurando fios entre gerações. Neste encontro propomos a interação entre as duas tramas assim como a ativação de um grande tear coletivo.
Em diálogo com a obra da Lia Menna Barreto na exposição em cartaz Elementar: fazer junto, vamos tecer a narração de uma história e a construção de um mini tear. Venha participar com a gente!
Amanda Harumi Falcão é artista educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente é educadora no MAM São Paulo.Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
29/7 (sáb) às 15h
Família MAM + Férias no MAM Uma gota de rio: criando pinturas líquidasVocê já encontrou algum rio pelos caminhos que atravessa? Em São Paulo os rios estão por toda parte, por mais que não seja possível vê-los a céu aberto. Muitos se encontram canalizados, debaixo do concreto e da terra.
Imagine se São Paulo e outras cidades se abrissem para seus rios, quais caminhos eles desenhariam na cidade? Nesta oficina brincaremos com gotas de tintas como se fossem as gotas dos rios, criando pinturas e desenhos líquidos para percorrer nossos caminhos.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.
30/7 (dom) às 15h
Domingo MAM Criação de ficções: Oficina de experimentação com tinta spray com Daniel CruzSe quem olha para fora, sonha, e quem olha para dentro, desperta, quais são os mundos que vivem na nossa cabeça? Quais histórias que contaríamos, e quais suas cores? Nesta oficina, iremos utilizar nossa liberdade de composição para construir cenários com tinta spray, inspirados no graffiti e na arte de rua, e os personagens de nossas histórias.
Além disso, a atividade também irá pensar nas sensações e memórias que as cores trazem para cada indivíduo, a fim de colaborar com as diversas identidades do público e suas manifestações no mundo.
Daniel Cruz é graduando em Letras-Português pela Universidade de São Paulo, onde centraliza seus estudos no afrofuturismo, um movimento cultural que usa o conceito da tecnologia para projetar um futuro do ponto de vista da comunidade negra, e as diversas culturas de linguagem urbana. Além disso, também é arte educador em formação no MAM São Paulo.
Atividade presencial, gratuita e livre. Aberta ao público. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo no local da atividade. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail [email protected] com até 48hs de antecedência.
Mais informações: mam.org.br