Dois lançamentos de “deep research” bombando: um da Perplexity e outro da OpenAI. Só pra lembrar, “deep research” é aquela inteligência artificial que a gente usa quando precisa criar um relatório completo sobre qualquer coisa, seja análise de mercado, análise financeira ou qualquer outro material que antes só as grandes consultorias podiam entregar — e a um preço salgadíssimo.
A Perplexity acabou de lançar suas capacidades de Deep Research, disponíveis via API Sonar. Agora, você pode criar Agentes de pesquisa personalizados, ajustando fluxos de trabalho com IA para o seu nicho, como ferramentas acadêmicas, bots de análise competitiva ou agregadores de dados específicos de setores. E tem mais: agora é possível realizar um rastreamento profundo da web, integrando habilidades de busca na deep web, síntese de fontes e citações diretamente nos seus aplicativos.
Já a OpenAI liberou o Deep Research para quase todos os usuários pagos, com melhorias incríveis. Agora, dá pra adicionar imagens com citações, deixando os relatórios muito mais dinâmicos (só alegria para quem é fã de conteúdos visuais ou precisa fazer apresentações). E o manuseio de arquivos ficou ainda mais inteligente: ao fazer o upload de um documento, o ChatGPT não só lê, mas entende profundamente, referenciando detalhes como um especialista.
Agora, a brincadeira que já estava boa quando a gente usava o “deep search” para criticar o relatório do outro vai ficar ainda mais interessante, com a possibilidade de uma discussão entre 4 superespecialistas. Vamos ver se consigo testar essas ferramentas antes de aparecerem mais novidades. Como diria o narrador esportivo: “Haja coração”!



