RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ministro das Comunicações defende ampliação da inclusão digital no Brasil: “nosso grande objetivo”

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, disse nesta quinta-feira (2) que um dos principais desafios do governo é garantir que haja conectividade durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA) no mês de novembro.

O grande volume de participantes no evento – somado aos moradores da região, imprensa e turistas – é um dos pontos de atenção, já que pode sobrecarregar os sinais de telefonia e internet.

“O grande objetivo nosso é ampliar a inclusão digital no Brasil. Um dos requisitos básicos para atrair toda a comunidade internacional é infraestrutura de telecomunicações, conectividade e telefonia móvel para fazer funcionar e dar visibilidade [para a COP30] no mundo. O governo do Brasil vem trabalhando para garantir a plena funcionalidade desses serviços”, afirmou aos jornalistas Diego Amorim e Hariane Bittencourt, em entrevista exclusiva nos estúdios da Novabrasil Brasília. 

Frederico, que acabou de voltar da África do Sul, onde participou de reuniões preparatórias para o G20, também afirmou que a pasta tem atuado para expandir o 5G, que em julho completou 3 anos de implantação no país. “O objetivo, além do 5G, é concluir o 4G. É fazer com que mais pessoas tenham acesso à telefonia móvel”, pontuou. 

Ele destacou que o Ministério das Comunicações se prepara para realizar, até o fim do ano, um leilão de espectro de 700 MHz. “É uma parceria com a Anatel para complementar o que já se tem hoje, priorizando o interior do Brasil. A prioridade para o 5G são os grandes centros e o 4G é mais para a zona rural. Mas a qualidade disso vem evoluindo muito”, disse. 

Confira íntegra da entrevista:

Concessões de rádio e TV

Além da TV 3.0, cujo decreto foi assinado em agosto pelo presidente Lula (PT), o ministro celebrou o avanço de licitações para a concessão de rádios e TVs comerciais em municípios brasileiros, para ampliar o acesso da população a mais opções de informação, cultura e entretenimento. 

“Vamos continuar fazendo [concessões] para rádios comerciais. Até o fim do ano, vamos lançar um grande edital para novas concessões de rádio e TV. Isso pela importância do rádio. Era uma coisa que não acontecia há dez anos e várias regiões do país ainda não têm sua rádio própria. A expectativa é conseguir aproximar a cada vez mais o cidadão dos veículos de comunicação”, concluiu.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS