RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mostra de Fotografia Negra de Pernambuco entra na última semana em cartaz na Galeria Capibaribe

Segue em cartaz até a próxima quarta, dia 17 de dezembro, na Galeria Capibaribe (CAC/UFPE), a Mostra de Fotografia Negra de Pernambuco – Foto Preta. Criada como um espaço de valorização e protagonismo da fotografia preta pernambucana, a exposição apresenta obras de mais de vinte artistas negros de diversas regiões do estado, destacando estilos, propostas e a força criativa de quem pensa e produz essa linguagem. A iniciativa tem curadoria e realização do fotógrafo e artista visual Ronald Cruz.

Reunindo trabalhos de artistas de Barreiros, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife e Vitória de Santo Antão, a mostra contempla as quatro macrorregiões de Pernambuco. As obras foram selecionadas a partir de uma chamada pública exclusiva para fotógrafos negros, profissionais ou amadores, que abordam temáticas afrocentradas e celebram identidade, cultura e pertencimento. Cada artista participa com uma peça ,em formato solo, díptico ou tríptico, compondo um conjunto diverso de narrativas visuais.

A Foto Preta se constitui como um espaço de atravessamento e escuta, onde a fotografia preta contemporânea convoca temporalidades ancestrais como presente contínuo e futuro em movimento.

“Entendemos que a imagem fotográfica, quando produzida por sujeitos pretos a partir de seus próprios repertórios de vida, não apenas registra, mas atualiza gestos, memórias, saberes e presenças que sustentam a continuidade das existências negras em Pernambuco”, explica o curador Ronald Cruz, também articulador de redes e coordenador do Salão de Fotografia do Recife 2025.

A mostra foi aprovada no edital de ocupação da Galeria de Arte Capibaribe (UFPE) e conta com parceria do curso de Artes Visuais da universidade, fortalecendo a qualidade do espaço expositivo e ampliando o alcance do debate sobre formação e produção fotográfica preta no estado.

Além da exposição, a Foto Preta promove ações formativas e rodas de diálogo. A atividade mais recente foi a oficina “Memórias do Futuro, Planos para o Passado”, ministrada pela educadora e artista visual Geni Araújo, em que participantes produziram fotografias autorais inspiradas nas obras da mostra, explorando narrativas autobiográficas ficcionais.

Premiação – A Mostra também realiza premiação para incentivar artistas e pesquisas em fotografia negra. Até 10 de dezembro, o público pode participar do júri popular, votando na fotografia favorita por meio do perfil oficial da mostra nas redes sociais. A obra com maior engajamento será premiada. Ao todo, a Foto Preta concede R$ 12.500 em premiações, distribuídos entre os três artistas mais votados. O resultado será anunciado no encerramento da exposição, em 17 de dezembro, junto ao lançamento do catálogo digital.

Acessibilidade – Todas as obras contam com audiodescrição, e a programação inclui atividades com tradução simultânea em Libras, reafirmando o compromisso da mostra com acessibilidade e inclusão.

A Foto Preta – Mostra de Fotografia Negra de Pernambuco foi contemplada nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço: Mostra de Fotografia Negra de Pernambuco entra na última semana em cartaz na Galeria Capibaribe

Onde: Galeria de Arte Capibaribe – Centro de Artes de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – CAC/UFPE.

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (agendamento de grupos via link disponível no perfil do projeto no instagram)

Premiação – Votação do Júri popular: até 17 de dezembro, no perfil @mostrafotopreta

Entrada Gratuita 

Mais informações: @mostrafotopreta

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS