MPB: 10 músicas antigas para você adicionar na playlist

O MPB é um gênero antigo, por isso sua bagagem histórica é gigantesca. Diversas composições do passado serviram como base para as músicas que escutamos hoje, além de serem excelentes janelas para épocas mais antigas.

Então, como relembrar é viver, separamos a seguir 10 canções da velha MPB que precisam estar em sua playlist:

Veja as músicas antigas de MPB que precisam estar na sua playlist
Veja as músicas antigas de MPB que precisam estar na sua playlist. | Foto: Reprodução.

MPB playlist: 10 músicas antigas que precisam estar na sua

Confira abaixo quais são as músicas que marcaram época e que você não pode deixar de incluir na sua playlist:

1. Construção – Chico Buarque

Construção é uma música cheia de história e significado.

A canção foi escrita entre 1970 e 1971, quando Chico Buarque voltou da Itália para o Brasil, após um período de autoexílio por conta da repressão na ditadura militar.

A letra, que é uma das mais famosas de Chico Buarque, é bastante politizada e se trata de uma crítica ao capitalismo e à desumanização do trabalhador comum.

A música é incrível e com certeza merece um lugar na sua playlist!

2. Pra Não Dizer que Não Falei das Flores – Geraldo Vandré

A música Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de autoria de Geraldo Vandré, também foi lançada no período da ditadura militar e tem muito a compartilhar com os ouvintes dos dias atuais.

A canção veio a público em 1968 e chegou a ser censurada e proibida pelo regime militar. A letra incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura e acabou se tornando um hino de resistência.

Até hoje a música é sinônimo de luta e esperança. Não vai deixar ela de fora da sua playlist, né?

3. Eu Sei que Vou Te Amar – Vinícius de Moraes e Tom Jobim

Trazendo um toque de romance para nossa lista, temos Eu Sei que Vou Te Amar, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

A música é capaz de derreter corações com uma história de amor que pode superar qualquer tipo de obstáculo, inclusive a distância.

Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar

Em cada despedida eu vou te amar

Desesperadamente eu sei que vou te amar.

Se leu cantando ou não, está mais do que na hora de adicionar esse hit na sua playlist!

4. Chão de Giz – Zé Ramalho

Quem nunca escutou a conhecida Chão de Giz, de Zé Ramalho? A música dos anos 70 faz sucesso até hoje, fazendo multidões cantarem em coro em bares espalhados por aí.

E para quem pensa que o sucesso dessa música ficou só no século passado, saiba que ela alcançou a 10ª posição entre as mais tocadas ao vivo no ano de 2014.

A letra é cheia de metáforas e existe uma teoria que diz que Zé Ramalho a escreveu quando se envolveu em um relacionamento frustrado com uma mulher casada e mais velha. Há rumores de que o relacionamento dos dois durou bastante, e o marido da amada de Zé Ramalho era um homem influente da sociedade de João Pessoa, cidade onde o cantor passou sua juventude.

5. Baby – Gal Costa

Claro que nossa eterna Gal Costa não poderia ficar de fora da lista! Baby é uma das canções mais famosas da cantora. A música foi escrita em 1968 sob encomenda de Maria Bethânia.

Baby fez tanto sucesso que chegou a ser gravada mais de cinco vezes por Gal. Inclusive, recentemente, a cantora chegou a fazer um dueto com Tim Bernardes para a sexta regravação.

6. Garota de Ipanema – Vinícius de Moraes e Tom Jobim

Em 1962, o mundo conheceu a Garota de Ipanema de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

A música, escrita em homenagem à Helô Pinheiro, já foi cantada por grandes nomes do cenário nacional e internacional. Entre eles, Frank Sinatra, Amy Winehouse e Ella Fitzgerald, que brincou com a letra e transformou a canção em “The boy from Ipanema”, ou “Garoto de Ipanema”, em tradução livre.

Vale a pena adicionar pelo menos duas versões em sua playlist!

7. Águas de Março – Elis Regina e Tom Jobim

Tom Jobim não cansa de aparecer na nossa lista, não é mesmo? Isso já era de se esperar, já que o artista é considerado um dos maiores nomes da música nacional.

Águas de Março foi escrita por Tom sem muitas expectativas, mas já chegou a ser considerada a melhor música brasileira de todos os tempos.

O artista escreveu a letra em março de 1972, enquanto passava um período em seu sítio de Poço Fundo, no Rio de Janeiro, em busca de inspiração.

Seu sossego estava sendo abalado pelas chuvas e obras no local, mas isso não o deteve. Além do clima e da construção, o poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac, e Pontos de Macumba, de JB de Carvalho, foram outras grandes inspirações.

A gravação feita ao lado de Elis Regina foi a primeira da música e a grande responsável por popularizá-la. Na ocasião, ela foi gravada no CD Elis & Tom, de 1974.

8. Sinônimos – Zé Ramalho

Sinônimos fez tanto sucesso que chegou a virar tema das novelas A Favorita e A Escrava Isaura.

O amor é feito de paixões

E quando perde a razão

Não sabe quem vai machucar

Quem ama nunca sente medo

De contar os seus segredos

Sinônimo de amor é amar.

A música fala sobre amor e sofrimento, às vezes como sinônimos. É uma letra bastante profunda, que, quando combinada com a musicalidade de Zé Ramalho, se transforma em uma verdadeira obra de arte.

Se ela ainda não está na sua playlist de MPB, está na hora de colocá-la!

9. Boa Sorte/Good Luck – Vanessa da Mata

Boa Sorte é o tipo de música que se você ainda não escutou, escutará pelo menos uma vez na vida. Por que não agora?

A canção é um dos maiores hits da carreira de Vanessa da Mata e conta ainda com a participação do cantor norte-americano Ben Harper, que se encarrega da parte em inglês. As vozes dos dois casam perfeitamente em uma letra bonita e uma melodia gostosa de ouvir.

10. Menina Veneno – Ritchie

Para encerrar nossas dicas com chave de ouro, aqui vai um clássico dos clássicos para sua playlist: Menina Veneno.

A música de Ritchie já foi trilha sonora de muitos casais e tema de muitas resenhas em karaokês. É o tipo de letra que te faz querer cantar aos quatro ventos, mesmo sem saber quem é a tal Menina Veneno.

Na verdade, esse era um mistério que persistia até pouco tempo atrás. Quem, afinal de contas, é a menina da música de Ritchie?

Em entrevista ao Fantástico, o cantor esclareceu que a mulher não passa de uma idealização, ela nunca existiu.

Gostou da nossa lista? Então, já pode adicionar suas canções preferidas na sua playlist de MPB! E, se quiser continuar lendo conteúdos como este, cheios de música e brasilidade, siga acompanhando a Novabrasil por aqui!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS