Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS da canção “Palpite Infeliz” de Noel Rosa.
“Palpite Infeliz” nasceu de uma polêmica
Um fruto da célebre polêmica entre Noel Rosa e Wilson Batista, Palpite Infeliz é um recado direto a seu oponente. O samba foi escrito em 1936 e gravado no mesmo ano por Aracy de Almeida.
Após o sucesso obtido por Noel com “Feitiço da Vila”, Wilson voltou à carga com “Conversa Fiada”. Sem rodeios, ele questionava diretamente o rival:
“É conversa fiada / dizerem que o samba na Vila tem feitiço…”
O poeta da Vila, mais uma vez, acusou o golpe e respondeu no mesmo tom:
“Quem é você que não sabe o que diz?/Meu Deus do céu que palpite infeliz”
Farpas à parte, “Palpite infeliz” se impôs pela bela melodia, fundamento em que Noel sempre foi um mestre, e por oferecer uma crônica do samba urbano carioca em seus primeiros anos.
Após os dois versos endereçados a Wilson, ele faz um mapeamento dos redutos de bambas da época (Salva Estácio, Salgueiro, Mangueira, Oswaldo Crus e Matriz), que vê como irmãos do bairro Vila Isabel, onde nasceu e passou quase toda a sua breve e louca vida.
Morto aos 26 anos, vítima da então curável tuberculose, Noel deixou uma grande e influente obra, que enorme sucesso nos carnavais, logo caiu na boca do povo e foi gravada e cantada no rádio pelos maiores interpretes da época e por ele mesmo.
Os sambas de Noel Rosa foram redescobertos
No inicio dos anos 50, após uma década de relativo esquecimento – período em que contemporâneos como Ary Barroso, Dorival Caymmi, Custódio Mesquita e Lamartine Babo não pararam de enriquecer a música brasileira -, os sambas de Noel foram redescobertos por meio da voz e da musicalidade de Aracy de Almeida, e voltaram a encantar as novas gerações, tornando-se referência do samba urbano e da crônica de costumes.
E as canções de Noel Rosa continuam sendo reverenciadas. Teresa Cristina gravou “Teresa Cristina canta Noel” em 2018, um álbum de estúdio. Em 2020 ela fez um registro ao vivo, onde ela incluiu a canção “Palpite Infeliz”.
Confira o Multiversos dessa e outras canções:
Letra de “Palpite Infeliz“
Quem é você que não sabe o que diz?
Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!
Salve Estácio, Salgueiro, Mangueira,
Oswaldo Cruz e Matriz
Que sempre souberam muito bem
Que a Vila Não quer abafar ninguém,
Só quer mostrar que faz samba tambémFazer poema lá na Vila é um brinquedo
Ao som do samba dança até o arvoredo
Eu já chamei você pra ver
Você não viu porque não quis
Quem é você que não sabe o que diz?A Vila é uma cidade independente
Que tira samba mas não quer tirar patente
Pra que ligar a quem não sabe
Aonde tem o seu nariz?
Quem é você que não sabe o que diz?