Ouvir música instrumental enquanto se realiza uma tarefa pode ser um aliado importante para crianças — com ou sem TDAH — que enfrentam dificuldades de concentração.
Uma pesquisa conduzida por cientistas da UFMG revelou que esse tipo de estímulo sonoro ajuda a reduzir significativamente os erros cometidos em atividades de atenção.
No experimento, 76 meninos entre 10 e 12 anos realizaram testes de atenção com e sem música de fundo. O resultado mostrou que, embora o tempo de resposta tenha se mantido igual, a presença da música instrumental reduziu os equívocos, sugerindo um ambiente mais favorável à concentração.
Os pesquisadores destacam que o efeito está relacionado à motivação e ao estado de alerta induzidos pelo som. Isso pode ser explorado como estratégia complementar por pais e educadores, desde que observadas as preferências e reações individuais das crianças.
Ainda que os dados sejam preliminares, os autores apontam para o potencial da música como ferramenta acessível no auxílio à aprendizagem, reforçando a importância de mais estudos sobre como diferentes gêneros musicais influenciam a atenção e o desempenho cognitivo.



