RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Música no Museu 2025 celebra “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” com 13 concertos diversificados e gratuitos

Junho acabou de começar e a série Música no Museu já liberou sua programação. Neste mês, “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais” vão movimentar o projeto que passeia pela música brasileira e internacional ressaltando os grandes compositores – sempre com atrações internacionais. Toda a programação tem entrada gratuita.

São destaques, os concertos da Orquestra Carioca de Flautas que se apresenta no dia 8/6 (domingo), às 13h, no Museu da República, com a participação especial da pianista Maria Luiza Lundberg; o Coral do Clube de Regatas do Flamengo, dia 10/6 (terça-feira), no Espaço Cultural Sesc Flamengo e no dia 20/6 (sexta-feira), o Coral Infantil Musyca, diretamente de Los Angeles, Califórnia (EUA) para o Rio. Eles fazem uma única apresentação na histórica Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, localizada no Centro do Rio e cuja raízes remontam à construção da Capela da Misericórdia em 1567.

Outros destaques são os concertos do Coral Moisés Kawa, no dia 24 de junho, às 18h no Museu do Exército (Forte Copacabana) e os recitais dos pianistas internacionais Felipe Naim, dia 18/6 (quarta-feira, às 12h30, no CCBB Rio e Yuka Shimizu, dia 28 de junho (sábado), às 18h, no Palácio São Clemente.

MÚSICA NO MUSEU – Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro. Iniciado em 1997, tornou-se a única série de música clássica do Brasil reconhecida pelo RankBrasil, versão brasileira do Guinness Book. Seus números são expressivos chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos / ano, além de uma vertente internacional. Desde 2006, são organizados eventos em cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, República Tcheca, (Europa), Argentina, Canadá, Chile, EUA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), (Américas), Marrocos (África), Índia, Vietnã (Ásia), Austrália, (Oceania) e Líbano (Oriente Médio), levando os músicos e a música brasileira para o exterior.

Adriana Balleste. Foto: Divulgação.

DIA 5 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA – MUSEU DA JUSTIÇA – COM LUCAS FARIA (TROMBONE) – JOÃO SINVAL (SAX) – PABLO PANARO (PIANO)

O projeto Recitais Unirio em parceria especial com a consagrada Série Música no Museu apresenta no dia 5 de junho – quinta-feira, às 12h30, no Museu da Justiça, o trio formado pelos músicos Lucas Faria (trombone), João Sinval (saxofone) e Pablo Panaro (piano). No programa, obras de Launy Grondahl, Whigham, Villani-Côrtes, Jean-Baptiste Singelée e Radamés Gnattali.

DUAS APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA CARIOCA DE FLAUTAS COM A PARTICIPAÇÃO DA PIANISTA MARIA LUIZA LUNDBERG

DIA 8 DE JUNHO (DOMINGO) – MUSEU DA REPÚBLICA E

DIA 11 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA) – CCBB RIO

No domingo, dia 8 de junho, às 13h, no Museu da República e dia 11 de junho (quarta-feira), às 12h30, no CCBB Rio, a série Música no Museu em parceria com a UniRio apresenta a Orquestra Carioca de Flautas com a participação da pianista Maria Luiza Lundberg.

Idealizada por Sérgio Barrenechea, a orquestra apresenta novos arranjos e adaptações para a formação de grupos de flautas, que incluem flautas mais graves, como as flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo. No programa, Heitor Villa-Lobos: Bachianas nº 4: I. Prelúdio, Dorival Caymmi: Suíte Caymmi- A lenda de Abaeté / Pescaria / Samba da minha terra / Maracangalha / Promessa de pescador, Paulinho da Viola e Fernando Costa: Choro negro, Chiquinha Gonzaga: Lua Branca, José de Assis Valente: Boas Festas, James Lord Pierpont: Jingle Bells, entre outras.

DIA 10 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA – ESPAÇO CULTURAL ARTE SESC FLAMENGO – CORAL DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO – REGÊNCIA MAESTRO LUIZ LIMA

O Espaço Cultural Arte Sesc Flamengo recebe o Coral do Clube de Regatas do Flamengo, no dia 10 de junho (terça-feira), às 18h, para mais um concerto da série Música no Museu.

O coral tem 18 anos de tradição, desde sua formação em 2007 pelo Maestro Luiz Lima e o então presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Dr. Marcio Braga.

Formado por quatro vozes, respectivamente: sopranos, contraltos, tenores e baixos, o objetivo deste trabalho é proporcionar agradáveis momentos despertando no público o gosto pela boa música, além de promover alegria. O repertório passeia por vários estilos musicais com destaque para os clássicos brasileiros.

DIA 12 DE JUNHO (QUINTA-FIRA), DIA DOS NAMORADOS – CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL – ADRIANA BALLESTÉ (VIOLÃO)

No dia 12 de junho, às 18h, o Centro Cultural da Justiça Federal recebe a violonista, Adriana Ballesté, para um concerto com músicas brasileiras e latinas, de compositores famosos como, Heitor Villa-Lobos, João Pernambuco, Dilermando Reis, Tom Jobim, Marco Pereira, Arthur Verocai, Sérgio Assad, Roberto Velasco, Isaac Albeniz, Miguel Llobet, Manuel Ponce, Leo Brouwer e Astor Piazzolla.

Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Adriana estudou violão com Turíbio Santos na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além de participar da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio.

DIA 20 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) – IGREJA NOSSA SENHORA DE BOSUCESSO – CORAL INFANTIL MUSYCA (EUA)

O Coral Infantil MUSYCA, de Los Angeles, Califórnia chega ao Rio para única apresentação, no dia 20 de junho, às 13h, na Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, no Centro do Rio.

Sob a direção artística primorosa do maestro Dr. Mikhail Shtangrud, o grupo apresenta um repertório eclético que vai desde canções famosas como, “Blue Skies”, de Irving Berlin, “All That Jazz”, de John Kander e Fred Ebb, “Libertango”, de Astor Piazzolla, “Can You Feel the Love Tonight”, de Elton John, “California Dreamin”, de John Phillips and Michelle Phillips, entre outras, até as brasileiras, “Samba De Uma Nota Só (One Note Samba), de Tom Jobim e “Mas Que Nada”, de Jorge Ben Jor.

Fundado em 2010, tornou-se a principal organização de artes cênicas para jovens apresentando-se nos principais locais do mundo, no cinema e na

TV, além de colaborar com artistas e compositores proeminentes dos Estados Unidos.

A missão do Coral Infantil MUSYCA é proporcionar educação musical da mais alta qualidade a crianças e jovens, de 4 a 18 anos, de todas as origens religiosas, étnicas, culturais e econômicas, por meio do estudo e da apresentação de um repertório coral excepcional. O grupo já se apresentou no Carnegie Hall e na Casa Branca, estrelou filmes, gravou trilhas sonoras, colaborou com artistas populares e foi convidado para cantar na Disneylândia e no Universal Studios.

O MUSYCA recentemente excursionou pela Áustria, República Tcheca, França, Austrália e Nova Zelândia, Japão, Cingapura, Espanha, Grécia, Inglaterra e Escócia, apresentando um programa de música folclórica americana, gospel, spirituals, seleções clássicas e muito mais. As apresentações televisionadas da MUSYCA foram vistas em milhões de lares no mundo todo.

Foto: Divulgação.

DIA 24 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA) – MUSEU DO EXÉRCITO (FORTE COPACABANA) – CORAL MOISES KAWA

O Coral Moises Kawa, participa da série Música no Museu, no dia 24 de junho, às 18h, no Museu do Exército – Forte de Copacabana.

Criado na década de 50 pela Associação David Frischman (ADAF) com o objetivo de propagar a cultura e as músicas tradicionais judaicas. Foi interrompido por vários anos tendo seu retorno ao cenário musical em 19 de abril de 2001 quando então recebeu o nome de seu criador, @coralmoiseskawa Coral Moisés Kawa.

Grande parte de seus componentes, estão presentes desde a sua criação. Sempre preservando suas origens, leva em seu repertório canções do tradicional judaico, cantando em hebraico, idiche, ladino e outros idiomas, como também música popular brasileira.

DIA 28 DE JUNHO (SÁBADO) – PALÁCIO SÃO CLEMENTE – CONSULADO DE PORTUGAL – YUKA SHIMIZU (PIANO)

Sobe ao palco do Palácio São Clemente Consulado de Portugal, no dia 28 de junho, sábado, às 18h, a renomada pianista japonesa e apaixonada pela música brasileira, Yuka Shimizu. No repertório, obras de Nazareth, Villa-Lobos, Gottschalk, Liduino Pitombeira, Vittor Santos e Leandro Braga.

Yuka Shimisu nasceu na província de Saitama, no Japão. Ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tóquio. Sua paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música. Lançou os CDs de piano solo” Ernesto Nazareth-Embalada pela brisa do Rio”, e “Piano Brasil” e com o Duo Burajiru “Tacuchian e a Viola” e T’Rio “Trios Brasileiros”.

Mais informações: http://www.musicanomuseu.com.br

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.