Se Gonzaguinha não tivesse nos deixado em 1991, ele estaria completando 80 anos no dia de hoje. Um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, o artista teve também suas músicas gravadas por algumas das maiores vozes femininas da nossa história.
Hoje, para celebrar as oito décadas do nascimento de Luiz Gonzaga do Nascimento Jr., selecionamos 15 canções de sua autoria que fizeram muito sucesso nas vozes de cantoras da MPB.
Sobre Gonzaguinha
Gonzaguinha fez da canção um instrumento de denúncia, afeto, esperança e transformação.
Nascido Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, no Rio de Janeiro, em 1945, o artista é filho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Odaléia Guedes. Perdeu a mãe muito cedo e foi criado pelos padrinhos, no Morro de São Carlos, onde conviveu de perto com a realidade das ruas e a força do samba carioca. Foi ali que nasceu sua consciência social e o amor pela música como forma de expressão.
Compositor precoce, Gonzaguinha escreveu sua primeira canção aos 14 anos. Ainda jovem, formou-se em Economia, para agradar o pai, mas seu destino estava mesmo na música. Durante a ditadura militar, tornou-se um dos porta-vozes da juventude inconformada, com letras intensas, críticas, por vezes censuradas, mas sempre carregadas de verdade. Chegou a ser chamado por parte da imprensa de “cantor rancor”.
Ao longo da carreira, revelou uma sensibilidade única para traduzir sentimentos. De um lado, o homem politizado, inconformado, combativo. Do outro, o poeta do amor, da esperança, da ternura.
Com o tempo, reconstruiu laços com o pai e passou a compor e se apresentar ao lado de Gonzagão, em um encontro emocionante entre o Brasil sertanejo e o Brasil urbano: entre o baião e a canção com compromisso social.
(“Eu Apenas Queria que Você Soubesse” – Composição de Gonzaguinha, de 1981 – Gonzaguinha em show com seu pai, Luiz Gonzaga, o Gonzagão)
Gonzaguinha partiu cedo demais, aos 45 anos, em 1991. Mas deixou uma obra viva, atemporal e necessária. Uma obra que nos emociona, nos desperta e nos lembra que é preciso “ter fé na vida, fé no homem, fé no que virá”. Porque a vida é, sim, bonita!
Se você quiser saber mais sobre esse artista que nos ensinou a “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, assista ao Arquivo Novabrasil especial Gonzaguinha, um programa exclusivo Novabrasil, sobre a vida e a obra de grandes artistas da nossa música. Uma verdadeira enciclopédia da MPB:
15 cantoras brasileiras em músicas de Gonzaguinha
Autor de sucessos eternos,além de sua belíssima voz, Gonzaguinha teve suas músicas gravadas pelas maiores vozes da nossa MPB, como veremos a seguir.



