A Netflix anunciou um patrocínio cultural de R$ 5 milhões para a Cinemateca Brasileira, visando a modernização da Sala Oscarito, primeira sala de projeção da sede atual da instituição, inaugurada em 1997.
O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, inclui adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e atualização do sistema de climatização, com o objetivo de garantir acessibilidade e implementar tecnologias que atendam às necessidades do público contemporâneo.
Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões. A diretora-geral da instituição, Maria Dora Mourão, destacou que a revitalização da Sala Oscarito contribui para preservar o patrimônio audiovisual e reposicionar a Cinemateca como referência na exibição cinematográfica e audiovisual.
Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade.
Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.