RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ney Matogrosso é homenageado com exposição no MIS-SP

Em 2025, o cantor Ney Matogrosso celebra 50 anos de carreira. O sul-mato-grossense terá sua vida retratada nos cinemas e também receberá uma homenagem do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com a exposição “Ney Matogrosso”.

Ney para todos os públicos

Durante a visita, conversamos com o diretor-geral do MIS e curador da exposição, André Sturm, que destacou a importância de Ney para a cultura brasileira:

“Acho que o mais incrível do Ney é a trajetória, o conjunto da trajetória, como ele conseguiu manter uma linha que faz sentido do começo ao fim, como ele é um artista ousado, sensual, que fez o que quis, mas, ao mesmo tempo, soube fazer de uma forma que nunca ofendeu, que nunca deixou ninguém estressado. Pelo contrário, você vê as plateias dos shows do Ney e percebe como ele conseguia falar para todo mundo.”

Veja também:
Confira entrevista da Novabrasil com Ney Matogrosso

Exposição conta com todos os figurinos utilizados por Ney Matogrosso. Foto: Novabrasil.

Influência da infância nas performances do grupo Secos e Molhados

A exposição, que foca na vida profissional do intérprete, exibe todos os figurinos de Ney, além de muitos registros fotográficos. Para isso, contou com a colaboração do biógrafo Júlio Maria, que, em entrevista à Novabrasil, relatou como a música surgiu por acaso na vida do artista e como os castigos impostos pelo pai de Ney ainda na infância influenciaram suas performances no Secos e Molhados:

“Esse negócio [de ser músico] aconteceu na vida dele, ele queria ser ator de teatro. Além disso, ele não gostava do corpo dele. Achava os pés feios e o corpo desengonçado. Então, ele tem uns traumas… O pai o colocava — imagina, uma criança de 4, 5 anos — de castigo no quintal da frente da casa para passar vergonha peladinha.

Mas, para mim, ali tem um momento magistral: ele pega a terra do quintal e começa a passar pelo corpo para esconder as partezinhas dele. E, para mim, ali nascem os Secos e Molhados. Porque depois ele faria exatamente esse movimento e se mostraria para o mundo como ele é.”

Imagens que marcam a trajetória de Ney Matogrosso com a banda Secos e Molhados. Foto: Novabrasil.

Liberdade inegociável

Além disso, Maria também revelou que Ney abriu mão de fazer uma turnê de 10 shows em estádios pela liberdade de escolha:

“Ele acabou de abrir mão de fazer 10 shows em ginásios e estádios. É, porque ele seguiu a liberdade, ele seguiu o que queria. ‘Não, um show tá bom, sabe?’ Então, ele está sempre sendo guiado por algo muito inegociável, que é a liberdade.”

Traje e fotografias de Ney Matogrosso presentes na exposição do MIS. Foto: Novabrasil.

A exposição “Ney Matogrosso” já está aberta ao público e possui ingressos a partir de 30 reais. Nas terças-feiras, a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse o site do Museu da Imagem e do Som.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS