Uma das vozes mais importantes do novo afro-pop, Maíra Baldaia é a convidada da semana no Vozes da Vez. A artista acaba de lançar o álbum OBÍ, pelo Natura Musical em parceria com o selo Alá, com participação de seu conterrâneo, o rapper Djonga.
Cantora, compositora, atriz e tamborzeira, Maíra é considerada uma das vozes mais potentes das cenas da nova MPB. Cantautora, a artista apresenta a enunciação feminina e afro pop mineira como grandes forças em seu trabalho criativo.
Em 2016, lançou seu primeiro álbum, o Ponte e Outras Paisagens. Em 2018, lançou o Mais e Maíra Baldaia Ao Vivo No Estúdio Showlivre. Em 2020, lança o EP Remixe-se e o single Tempoiô. Este ano, a artista lança seu primeiro álbum visual duplo, o OBÍ, com 14 faixas, sendo 12 autorais e 2 releituras.
O projeto traz seu olhar de artista contemporânea que carrega ancestralidade em sua essência, unindo referências afro-mineiras, nova MPB e pop. As composições contemplam dois eixos que podem ser lidos como dois lados desse álbum duplo: Lado A – Amor e Pele; Lado B – Revolução e Destino.
Obí traz as participações especiais de Djonga na faixa Ogum e as Ayabás e de Marissol Mwaba em Preta Amar.
Graduada em Teatro pela UFMG, também é formada em Canto Popular pela Universidade de Música Popular. Além disso, também é pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio de Sá). Versátil e multifacetada, Maíra é diretora de comunicação no projeto sociocultural Meninos de Minas e integra o Grupo Tambor Mineiro de Maurício Tizumba.
“Eu entendi muito cedo que a arte é agente transformador.” diz Maíra Baldaia
No papo repleto de insights com Fabiane Pereira, Maíra conta um pouco de sua trajetória e suas referências musicais. Exaltando a importância da arte em sua vida, a artista cita momentos importantes de sua vida, como sua estreia nos palcos com apenas 4 anos e quando sua “brincadeira favorita” na infância virou seu projeto de vida.
Em conversa, Maíra conta também como lida com um mercado que insiste em manter à margem nomes pretos e periféricos, e detalha sobre a composição artística de OBÍ, que exalta a ancestralidade na contemporaneidade.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: