A estreia nacional de O Agente Secreto já tem data marcada: 6 de novembro. O anúncio foi feito por Silvia Cruz, diretora da Vitrine Filmes — responsável pela distribuição do longa no Brasil — durante o Show de Inverno, evento que reúne profissionais do mercado audiovisual em Campos do Jordão. Antes da estreia oficial, o público poderá conferir o filme em sessões especiais e antecipadas previstas para setembro e outubro.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais. Seu próximo destino é a Austrália, onde integra a competição oficial do Festival de Cinema de Sydney, ao lado de outros nove títulos.
“Uma coisa muito bonita nessa edição da competição é que desses dez filmes do mundo inteiro, que é uma seleção super extensa para muito pouco filme, O Agente Secreto está em competição com O Último Azul, do Gabriel Mascaro. Então, dois dos dez filmes são de Pernambuco”, destaca Kleber Mendonça Filho.
Com grande expectativa em torno de seu lançamento, o filme teve sua première na 78ª edição do Festival de Cannes, onde foi amplamente celebrado. Recebeu quatro prêmios no evento: Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho, Melhor Ator para Wagner Moura (inédito na história do festival), o Prêmio FIPRESCI — da Federação Internacional de Críticos de Cinema — e o troféu “Art et Essai”, concedido pela Associação Francesa de Cinema de Arte e Ensaio (AFCAE). No site Rotten Tomatoes, o longa segue com 100% de aprovação da crítica especializada.
Veja trailer oficial:
Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto é um thriller político que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade após anos fugindo de um passado obscuro. Em busca de tranquilidade, ele se vê envolvido em uma realidade muito mais instável e perigosa do que esperava.
O elenco reúne grandes nomes do cinema brasileiro, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes. A produção é assinada por Emilie Lesclaux, em coprodução entre CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha).
No Brasil, a distribuição é feita pela Vitrine Filmes, enquanto o lançamento internacional será conduzido pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, com exceção do Brasil).



