O cinema brasileiro brilhou neste sábado, 24 de maio, no Festival de Cinema de Cannes, na França. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou três importantes prêmios: Melhor Direção, Melhor Ator e o Prêmio da Crítica.
“É uma honra imensa representar o Brasil nesse momento histórico”, disse Kleber Mendonça Filho ao receber o troféu de Melhor Direção. O último diretor brasileiro a ser reconhecido pelo prêmio em Cannes foi Glauber Rocha, em 1969.
Ao receber o prêmio, Kleber Mendonça declarou que “o Brasil é um país cheio de beleza e poesia“, e que ele tem muito orgulho de estar em Cannes. De acordo com ele, o Festival “é simplesmente uma catedral do cinema mundial“. E ele ainda mandou um abraço, em português, para Recife, terra do diretor.
Outro destaque da noite foi Wagner Moura, que levou o prêmio de Melhor Ator. Moura é o primeiro brasileiro da história a vencer na categoria de atuação.
Além disso, O Agente Secreto foi homenageado com o Prêmio da Crítica, entregue pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI). O reconhecimento reforça a força narrativa e estética do longa.
Neste ano, o Brasil foi o País de Honra do Festival de Cannes, uma homenagem às contribuições do país para a indústria cinematográfica global e que, desde o ano passado, volta a ter destaque nas telas mundiais.
Em 2024, outro filme brasileiro, Ainda Estou Aqui, levou o Oscar de melhor filme internacional.