Na manhã do último sábado, dia 4 de março, a música brasileira amanheceu mais triste: a cantora, compositora e instrumentista carioca Sueli Costa – autora de grandes clássicos do cancioneiro popular – faleceu, aos 79 anos de idade.
Sueli Costa
Nascida no Rio de Janeiro, em uma família de músicos – sua mãe tocava piano e dava aulas de canto coral – Sueli aprendeu sozinha a tocar violão ainda na adolescência, ao lado dos irmãos.
Foi morar em Juiz de Fora, onde mais tarde fez faculdade de Direito. Aos 18 anos, escreveu a sua primeira composição – Balãozinho – já em estilo bossa-nova, que estava no auge na época, depois do lançamento de Chega de Saudade, canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, tocada de forma inovadora por João Gilberto em seu disco com o mesmo nome, de 1959.
Sua primeira canção a ser gravada em disco foi Por Exemplo Você, parceria com João Medeiros Filho, cantada por Nara Leão em seu disco Nara, de 1967.
Logo, Sueli Costa firmou-se como grande compositora, passou a compor trilhas para teatro, participar de festivais e teve canções suas gravadas por outros importantes nomes da MPB como:
- Maria Bethânia (Assombrações, parceria com Tite de Lemos, no disco Rosa dos Ventos, de 1971);
- e Elis Regina (Vinte Anos Blues, parceria com Vitor Martins, no disco Elis, de 1972).
O primeiro disco
Com o sucesso batendo à porta, Sueli foi contratada pela gravadora EMI e gravou o seu primeiro disco – Sueli Costa – em 1975, com produção de Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. Dois anos depois, veio o segundo LP, com produção de João Bosco e Aldir Blanc.
Ao todo, a artista lançou oito discos solo de sucesso, sendo o mais recente de estúdio lançado em 2007, além de um disco ao vivo em 2018. Suas canções também foram gravadas por outros grandes nomes como:
- Ney Matogrosso;
- Simone;
- Fagner;
- Beth Carvalho;
- e Fafá de Belém.
Sucessos de Sueli Costa
Os parceiros mais importantes de Sueli Costa no início da carreira foram Cacaso e Tite de Lemos. Depois, ela fez parcerias de sucesso com:
- Aldir Blanc;
- Ana Terra;
- Paulo César Pinheiro;
- e Abel Silva, com quem consagrou sua parceria mais prolífica.
Outras grandes canções consagradas de Sueli Costa são:
- Coração Ateu;
- Dentro de Mim Mora um Anjo (parceria com Cacaso);
- Primeiro Jornal;
- Vida de Artista;
- e Jura Secreta (todas parcerias com Abel Silva).
A causa da morte não foi divulgada pela família da artista.
Para sempre, Sueli Costa!