RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“O diabo mora nos detalhes”, avalia especialista sobre acordo de paz dos EUA para Gaza

O governo norte-americano apresentou novo plano de paz para Gaza. O anúncio ocorreu ao lado do premiê israelense Benjamin Netanyahu, na Casa Branca. Mas o texto abre margem para a imprevisibilidade sobre o futuro da população palestina, na avaliação do professor Gunther Rudzit, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Oriente Médio (NENOM) da ESPM:

O plano elaborado fundamentalmente sem a participação dos palestinos e também do governo Israelense. Toda a construção leva à entender a formação de um Estado Palestino no futuro, quando a Autoridade Palestina tiver viabilidade para administrar a região em paz“. Segundo ele, essa viabilidade não prevê o que irá ocorrer em Gaza até essa “viabilidade“.

Ao mesmo tempo, o especialista relembrou os encontros entre Donald Trump e representantes de governos árabes em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas.

O momento do anúncio do plano é quase um ultimato da reunião tanto para o Hamas quanto para Netanyahu“, aponta. Porém, essa meta também é um problema para o premiê israelense Benjamin Netanyahu:

A extrema-direita israelense e religiosa não aceita abrir mão de Gaza e da Cisjordânia. Esse grupo mais à direita, religioso, fundamentalista israelense, não aceita e ameaça derrubar o Netanyahu“, conclui.

Segundo ele, quando Netanyahu deixar o poder, ele volta a enfrentar três processos na Suprema Corte israelense com acusações de corrupção que podem levá-lo à prisão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS