O emocionante mergulho de autoconhecimento de Maria Gadú, no Vozes da Vez

Maria Gadú é uma cantora e compositora consolidada na música. Em quase 20 anos de carreira, tem 8 discos lançados, vários hits e muitos fãs. Após uma pausa para um mergulho de autoconhecimento, Maria Gadú voltou aos palcos e celebra em entrevista para a amiga Fabiane Pereira.

A cantora, compositora, instrumentista e produtora musical paulistana já escrevia suas canções desde criança e, aos 13 anos, se apresentava em bares e festas de família. Depois de um tempo apresentando-se na noite paulistana, Maria mudou-se para o Rio de Janeiro em 2008, quando começou a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul.

Logo, a sua voz e o seu talento começaram a chamar a atenção de grandes nomes da nossa música como Milton Nascimento e Caetano Veloso. Em 2008, Maria Gadú lançou o seu primeiro álbum, homônimo, e conquistou o Brasil inteiro com sua voz e personalidade únicas.

A canção Shimbalaiê, sua primeira composição – feita aos 10 anos de idade – foi incluída na trilha sonora de mais uma produção da TV Globo, em horário nobre, na novela Viver a Vida. Este foi um dos maiores sucessos de sua carreira, seguidos por faixas como Bela Flor, Dona Cila e muito mais.

Maria Gadú abre o coração sobre seus quase 20 anos de carreira, no Vozes da Vez | Foto: Loiro Cunha/Montagem

Com o tamanho sucesso, agenda corrida e diversas demandas ao mesmo tempo, Gadú sentiu a necessidade de se recolher após o lançamento do álbum introspectivo Guelã (2015). Além de cuidar de sua saúde física e mental, Gadú se aprofundou nas causas indígenas e em outras pautas progressistas.

Após dois anos fora dos palcos, a artista retornou com o show “Gadú – 20 anos” em 2019, que trouxe seus grandes sucessos de sua carreira.

Em 2021, lança o álbum Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, com regravações de clássicos da MPB que marcaram a vida da artista. Além da faixa-título, de Lô e Márcio Borges (2002), o álbum traz releituras cheias de identidade para “O Sal da Terra”, “Admirável Gado Novo”, “Coisas da Vida”, “Abololô”, entre outras.

“O processo desse disco foi intenso, demorado e amoroso. Solitário e povoado, arrumado e bagunçado, feito nosso dia a dia. Todas as canções foram escolhidas ao longo de anos, em idades diferentes, com alegrias e dores. O cotidiano com música, é muito mais belo!” disse Gadú sobre o álbum.

“Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” foi produzido pela cantora e compositora, que também é multi-instrumentista e tocou todos os instrumentos do disco. Na capa, o título do álbum foi escrito com a letra de seu amigo e grande inspiração Milton Nascimento.

“A gratidão tem me colocado em lugares muito importantes.” diz Maria Gadu

Maria Gadú e Fabiane Pereira são amigas de longa data, começaram juntas em suas respectivas profissões. Essa entrevista é uma ode à amizade e à arte.

Gadu é uma artista de trupe, uma artista que desde cedo entendeu que música é uma atividade colaborativa. Neste papo, Fabiane e Maria Gadú falam sobre o tempo, os encontros geracionais e a carreira. Uma conversa emocionante do início ao fim.

Maria Gadú | Foto: Loiro Cunha/Divulgação

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vozes da Vez’

Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.

Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS