RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

O mar avança: litoral paulista enfrenta erosão acelerada e risco de submersão

Litoral Norte tem 14 praias impróprias para banho, aponta Cetesb

A erosão no litoral de São Paulo já não é uma previsão distante. Com a combinação de fatores naturais e ações humanas, o mar tem tomado território em várias faixas de areia, de Santos a Bertioga. Segundo a cientista Aline Martinez, da Universidade Federal de São Paulo, esse processo tende a se intensificar nas próximas décadas com a subida prevista de até 45 centímetros no nível do mar até o final do século.

Avanço das águas e retirada de areia

A erosão costeira é um processo natural, especialmente nas épocas de frente fria. Mas agora, com o aquecimento dos oceanos, esse movimento tem se tornado mais agressivo e constante. “O desgaste é ocasionado pela retirada de areia, provocada por ondas e pelo escoamento dos sedimentos”, explica a cientista. Após o inverno, é comum o reequilíbrio da faixa de areia durante o verão, mas o ciclo vem perdendo força com a intensificação das ressacas e o aumento do nível do mar.

Soluções baseadas na natureza

Martinez destaca que a tradição de construir barreiras artificiais – conhecidas como infraestrutura cinza – tem se mostrado ineficiente no longo prazo. Em vez disso, o foco tem sido desenvolver soluções baseadas na natureza, como a restauração de áreas de restinga e mangues, capazes de absorver a energia das ondas e conter a entrada da água. “Também podemos adaptar regiões urbanizadas com estruturas que imitam ambientes naturais”, afirma.

Regiões ameaçadas

Embora o estado de São Paulo não tenha áreas abaixo do nível do mar, há diversas regiões consideradas de baixa elevação. “São trechos com até 5 metros de altura e que se estendem por mais de 300 quilômetros ao longo da costa. Estão entre as áreas mais vulneráveis à submersão no futuro”, alerta Martinez.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS