Na manhã de hoje (07), segunda-feira, o Brasil perdeu de uma das maiores atrizes do teatro de da televisão. Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assistente pessoal da artista.
A atriz foi diagnosticada com um câncer de pulmão em dezembro de 2022, segundo informações da TV Globo. Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio. A causa de sua morte não foi revelada.
Responsável por personagens icônicas da televisão brasileira como a Cassandra de “Sai de Baixo”, exibido pela TV Globo entre 1996 e 2002, Aracy tinha mais de 50 anos de carreira.
As homenagens a Aracy Balabanian
Nas redes sociais, artistas prestam homenagens ao legado de Aracy Balabanian. Miguel Falabella, que esteve junto com a atriz no seriado “Sai de Baixo” (Globo), a mencionou como “atriz de primeira grandeza”.
Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!
O ator Lázaro Ramos também prestou homenagens em redes sociais, incluindo prints de conversas com Aracy, sempre afetuosas:
Generosa como ninguém, amiga como poucos e com esses olhinhos brilhantes sempre. Muito obrigado Dinda nossa família te ama. Eu e o Brasil te aplaudimos de pé por toda sua contribuição a cultura do nosso país.
Claudia Raia citou Aracy como “Tesouro Nacional”, além de vídeos em que a atriz brinca com seu filho Luca.
Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu! Que o céu te receba com todos os aplausos e que a falange dos artistas te acolha com muito amor.
Vida e Carreira
Aracy Balabanian é filha de imigrantes da Armênia. Nasceu em 1940, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e demonstrava interesse pela arte desde a infância. Aos 12 anos, já morando em São Paulo com a família, se reconhecia como atriz.
Apesar da resistência do pai que não queria que seguisse carreira, Aracy estreou no teatro aos 14 anos na peça ‘Almanjarra’, de Arthur Azevedo. Chegou a prestar vestibular para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP. Mesmo sendo aprovada, abandonou o curso no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.
Aracy deu vida a diversos personagens durante a carreira, tanto no teatro quanto na televisão, como nas novelas “Rainha da Sucata”, “A Próxima Vítima”, “Da Cor do Pecado” e “Passione”.
Obrigada por toda sua contribuição à arte brasileira, Aracy. A Novabrasil deseja conforto aos familiares e amigos.