RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Os 10 maiores sucessos de Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”

“Asa Branca”, “Assum Preto”, Qui Nem Jiló”, “Baião”.… Você sabia que todos esses sucessos – que são verdadeiros hinos da nossa música popular brasileira – foram compostos pelo mesmo artista? Sim! E o nome dele é Humberto Teixeira.

Hoje seria aniversário do grande compositor, instrumentista, poeta, advogado e político cearense que ficou conhecido como o “Doutor do Baião”, por ter ajudado Luiz Gonzaga – o eterno “Rei do Baião” – a sintetizar como ninguém os ritmos nordestinos, por meio de uma releitura da cultura popular, que resultou na criação do Baião

O gênero musical atingiu o auge do sucesso nas décadas de 40 e 50, levando – para sempre – a cultura musical nordestina ao Brasil inteiro e também ao mundo. Juntos, Humberto Teixeira e Gonzagão, grandes parceiros de composição, também apresentaram ao mundo todo o xote, o xaxado e o forró pé de serra.

Hoje, vamos relembrar os 10 maiores sucessos de Humberto Teixeira e um pouco mais sobre a história do “Doutor do Baião”.

Mais sobre Humberto Teixeira 

Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”, e Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião” | Imagem: Reprodução

Já deu para perceber que Humberto Teixeira tem uma importância histórica imensa para a música popular brasileira.

Nascido em Iguatu, município do Ceará, desde cedo, o compositor já apresentava aptidões para a música: aos 13 anos já tocava flauta na orquestra que musicava os filmes mudos no Cine Majestic de Fortaleza. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro onde, aos 18 anos, foi premiado no seu primeiro concurso de música carnavalesca. 

Em 1943, Humberto formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta época, já tinha composto sambas, marchas, xotes, sambas-canções e toadas e tentava lançar o ritmo nordestino “balancê” ou “balanceio” tocado pelo parceiro Lauro Maia, com quem compôs algumas canções.

Em 1945, o cearense já tinha gravado a sua primeira música, o samba “Sinfonia do Café” (em parceria com Lírio Panicalli), quando conheceu Luiz Gonzaga no Rio de Janeiro e, em uma conversa animada entre os dois, surgiu a intenção de valorizar o ritmo nordestino, que já vinha sendo introduzido no ambiente cultural carioca. 

Pernambucano da cidade de Exu, Gonzagão já estava fazendo carreira na cidade maravilhosa nesta época, e – depois – veio a tornar-se uma das maiores lendas da música popular brasileira e um dos nomes mais importantes da história do país, por sua contribuição memorável para a nossa cultura.

Humberto Teixeira foi um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga, com quem compôs 27 músicas somente entre os anos de 1947 e 1952. A primeira parceria dos dois conta exatamente sobre o ritmo que eles criaram juntos, o “Baião“, em 1946.

Aí começa a nossa lista de grandes sucessos de Humberto Teixeira!

Os 10 maiores sucessos de Humberto Teixeira

1 – Baião (1946)

No primeiro dia em que se encontraram, Gonzagão apresentou sua ideia para Teixeira: representar a música de sua terra nos grandes centros do país. Nesse mesmo dia, os dois compositores já começaram a dar vida àAsa Branca”, o maior sucesso da dupla e grande hino do nordeste brasileiro, que foi lançado em 1947. 

Conheça essa história:

2 – Asa Branca (1947)

O Rei e o Doutor do Baião influenciaram uma geração inteira de artistas da música popular brasileira e são referência nos principais movimentos musicais da história do nosso país. Em suas composições, apresentaram o sertão nordestino ao mundo, descrevendo as injustiças, a fome, a seca e a pobreza daquela região, mas também a alegria, a dedicação ao trabalho, a bravura, a beleza e a coragem do povo nordestino

A partir daí, juntos, compuseram outros grandes clássicos como:

3 – No Meu Pé de Serra (1947)

4 – Assum Preto (1950)

5 – Juazeiro (1949)

6 – Qui Nem Jiló (1949)

7 – Lorota Boa (1949)

8 – Paraíba (1950)

9 – Respeita Januário (1950)

Além de Gonzagão, Humberto Teixeira também tem parcerias de sucesso com outros grandes nomes da música popular brasileira, como Sivuca, com quem compôs o sucesso “Adeus Maria Fulô”.

10 – Adeus Maria Fulô (1951)

Humberto Teixeira foi eleito – por três anos consecutivos: de 1950 a 1952 – como o Melhor Compositor do Brasil, pela Revista do Rádio Também fundou e presidiu a Academia Brasileira de Música Popular, em 1956, juntamente com o compositor João de Barro.

Teixeira faleceu em 1979, aos 64 anos, vítima de um enfarte de miocárdio, depois de ter atuado também como deputado federal pelo Ceará, quando aprovou a Lei Humberto Teixeira, que permitia maior divulgação da música brasileira no exterior, por meio de caravanas musicais financiadas pelo Governo Federal.

Um legado imensurável!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS