RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Os 10 maiores sucessos na voz de Almir Guineto

Para homenagear o gigante do samba – nascido no Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro, em 12 de julho de 1946, há exatos 79 anos –  hoje, nós relembramos os 10 maiores sucessos na voz de Almir Guineto.

Sobre Almir Guineto

O cantor, compositor e instrumentista veio de uma família eraextremamente musical:

O paide Almir Guineto – Iraci de Souza Serra – o Seu Ioiô – era violonista, foi um dos fundadores do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em 1953, e também membro da ala de compositores da escola; além de integrar o grupo Fina Flor do Samba

A mãe, Nair de Souza – mais conhecida como Dona Fia – era costureira e componente dedicada da ala das baianas, uma das principais figuras da mesma agremiação que o marido. 

O irmão, Francisco de Souza Serra – o Chiquinho – foi um dos fundadores dos Originais do Samba. E o outro irmão, Lourival de Souza Serra – o Louro ou Mestre Louro – foi o lendário mestre de bateria e que mais tempo esteve à frente da Furiosa, animada bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

Seu nome de nascimento é Almir de Souza Serra. O “Guineto” de seu apelido é uma derivação da palavra “magnata”, que evoluiu para “magneto” e, então, para “Guineto”.

Na década de 1970, Almir Guineto já era mestre de bateria, um dos diretores do Salgueiro e fazia parte do grupo de compositores que frequentavam o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos

Nessa época, ele inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho, ideia revolucionária dele e do seu companheiro do grupo musical Originais do Samba, o comediantemuito conhecido de todos nós:Mussum

O instrumento híbrido, foi chamado de “banjo-cavaquinho” e adotado por vários grupos de samba até os dias de hoje. 

Almir destacou-se também pelo modo extremamente original de executar o “banjo-cavaquinho”, afinando-o à moda das últimas cordas do violão e palhetando-as velozmente, fazendo-as tremular conforme o suingue do repique de mão e do tantã.

Em 1979, o sambistamudou-se para a cidade de São Paulo, para tornar-se cavaquinista do grupo Originais do Samba. Lá, fez “Bebedeira do Zé”, sua primeira composição gravada pelo grupo, onde sua voz puxa o verso “Mas dá um tempo na cachaça, Zé/ Para prolongar o seu viver”.

Também em 1979, uma das maiores cantoras e sambistas do Brasil, Beth Carvalho, gravou algumas composições de Guineto, entre elas, o imenso sucesso “Coisinha do Pai”, parceria com Jorge Aragão e Luiz Carlos.

No início dos anos 80, Almir Guineto ajudou também a fundar o grupo Fundo de Quintal, junto com os sambistas Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany

Almir deixou o grupo logo após a gravação de “Samba É no Fundo de Quintal” – primeiro LP do conjunto – e seguiu para carreira solo, onde conquistou fama com a premiação no Festival MPB-Shell, da Rede Globo, em 1981, em que interpretou o samba-partido “Mordomia” (de Ari do Cavaco e Gracinha). 

As composições de Almir Guineto foram gravadas por outras grandes intérpretes da história do samba, além de Beth Carvalho – que gravou várias outras composições do sambista – como Alcione eJovelina Pérola Negra

Em 1997, “Coisinha do Pai” (parceria de Almir Guineto com Jorge Aragão e Luiz Carlos), foi programada pela engenheira brasileira da Nasa, Jacqueline Lyra, para acionar um robô norte-americano da missão “Mars Pathfinder”, em Marte. 

No ano seguinte, Almir Guineto compôs – em parceria com Arlindo Cruz, Sombrinha e Xerife – o “Samba de Marte”, que relata a história da chegada de “Coisinha do Pai” em solo marciano.

Além dos álbuns como integrante de conjuntos, coletâneas e tributos, Almir Guineto também lançou 13 álbuns como artista solo ao longo dos seus quase 50 anos de carreira: o primeiro em 1981, chamado “O Suburbano”, e o último em 2012: “Cartão de Visita”.

Almir Guineto infelizmente nos deixou em 2017, aos 70 anos de idade, em decorrência de complicações provocadas por insuficiência renal crônica.

Os 10 maiores sucessos na voz de Almir Guineto

A seguir, destacamos os 10 maiores sucessos de Almir Guineto, seja em composições autorais ou como intérprete.

1 – Coisinha do Pai (Almir Guineto, Jorge Aragão e Luiz Carlos)

2 – Caxambu (Bidubi, Élcio do Pagode, Zé Lobo e Jorge Neguinho)

3 – Lama nas Ruas (Almir Guineto e Zeca Pagodinho)

4 – Mel na Boca (David Correia)

5 – Conselho (Adilson Bispo e Zé Roberto)

6 – Jibóia (Vilani Silva “Bombril”)

7 – Insensato Destino (Chiquinho, Acyr Marques e Maurício Lins)

8 – Mordomia (Ari do Cavaco e Gracinha)

9 – Da Melhor Qualidade (Almir Guineto e Arlindo Cruz)

10 – Corda no Pescoço (Almir Guineto e Adalto Magalha)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS