Dona Ivone Lara é uma das mulheres mais importantes da música popular brasileira.
Pioneira, a cantora, compositora e instrumentista fez história como a primeira mulher a integrar a ala de compositores de uma escola de samba e a assinar um samba-enredo, abrindo caminho para muitas vozes femininas que vieram depois. Por isso, ficou conhecida como Rainha do Samba ou a Grande Dama do Samba. Hoje, vamos relembrar seus maiores sucessos.
Sobre Dona Ivone Lara
Nascida no Rio de Janeiro, em 1921, em uma família muito musical, Yvonne Lara da Costa conviveu desde cedo com nomes como Pixinguinha e Donga. Aprendeu cavaquinho com seu tio e começou sua trajetória na música ainda bem jovem, no coro Orfeão dos Apinacás, regido por Heitor Villa-Lobos.
Ivone Lara também foi enfermeira por mais de 30 anos, antes de se dedicar inteiramente à música. Foi uma das primeiras mulheres formadas em assistência social no Brasil e uma das primeiras mulheres negras com curso superior no país. Durante anos, se dedicou a trabalhos em hospitais psiquiátricos, chegando a trabalhar junto com a doutora Nise da Silveira.
Com 24 anos, Ivone Lara passou a frequentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha, onde conheceu seus grandes parceiros musicais e logo começou a compor sambas para a escola.
Acontece que suas composições eram mostradas para os outros sambistas pelo primo Mestre Fuleiro, como se fossem dele, porque o preconceito vigente na época não aceitava que uma mulher fosse sambista.
Ela só foi reconhecida como compositora de seus sambas e passou a integrar, oficialmente, a Ala de Compositores da uma escola de samba muitos anos depois, aos 44 anos, já na Império Serrano, quebrando todas as barreiras impostas pelo machismo, o preconceito e discriminação.
Depois disso, a artista se tornou madrinha da Ala dos Compositores de sua escola e passou a desfilar também na Ala das Baianas.
Em 1970, ela participou pela primeira vez da gravação de um disco como cantora. E em 1978, lançou seu primeiro álbum. Depois disso, não parou mais, lançando um sucesso atrás do outro e se tornando uma das artistas mais produtivas e importantes do Brasil, reconhecida no mundo inteiro.
Com composições e melodias refinadas, Dona Ivone Lara cantava e compunha como ninguém sobre as alegrias e as mazelas do povo negro. Muitos outros grandes artistas também gravaram as suas canções.
Dona Ivone Lara partiu em 2018, aos 97 anos, mas o legado que ela deixa para a música brasileira é incomparável. Um verdadeiro patrimônio da nossa cultura! E nós agradecemos a existência de quem nasceu “para sonhar e cantar”.
Destacamos – entre as suas centenas de sucessos – os 12 sambas mais famosos de Dona Ivone Lara.
Quer saber mais sobre a vida e obra da Grande Dama do Samba? Acesse o Acervo Novabrasil Especial Dona Ivone Lara, nossa série de áudio-biografias exclusiva: uma verdadeira enciclopédia na MPB.



