Cantora, compositora, produtora e multi-instrumentista, Ana Carolina é múltipla, potente e celebra 25 anos de carreira neste 2025, com uma turnê especial, “25 Anas”, que estreou em julho. Para comemorar junto com a artista, que completa 51 anos de idade hoje, selecionamos uma playlist com os 25 maiores sucessos de sua trajetória. Aproveite!
Sobre Ana Carolina
Ana Carolina nasceuem Juiz de Fora, Minas Gerais, e começou a sua relação de amor com a música desde a infância: a avó era cantora de rádio, o avô cantava em igreja e os tios-avós eram músicos.
Ana deu os primeiros passos na carreira profissional aos 18 anos, tocando em bares da sua cidade natal e região, interpretando clássicos de seus grandes ídolos, como Chico Buarque, Tom Jobim, Maria BethâniaeJoão Bosco. Ela chegou a cursar a faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora, mas por pouco tempo.
Com o tempo, com um repertório de composições próprias, seu violão tocado de forma inconfundível e o timbre de voz potente e cheio de personalidade, Ana Carolina passou a fazer apresentações na casa de espetáculos “Mistura Fina”, no Rio de Janeiro, e chamou a atenção de Luciana, filha de Vinicius de Moraes, que pediu a ela uma fita demo.
Em apenas 15 dias, a artista assinou seu primeiro contrato fonográfico, com a gravadora BMG. Em 1999, lançou o seu primeiro álbum – “Ana Carolina” – com o qual já foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo.
Entre as canções do álbum – que ganhou disco de ouro, depois de platina, ultrapassando a marca de 300 mil cópias – estão os super hits:
1 – Garganta (de Antonio Villeroy, grande parceiro da cantora)
2 – Tô Saindo
3 – A Canção Tocou na Hora Errada (da própria Ana Carolina)
4 – Nada Pra Mim (de John Ulhoa, da banda Pato Fu)
Desde então, a cantora lançou sucessivos álbuns de sucesso de público e crítica: são mais de cinco milhões de discos vendidos, tornando-se uma das cantoras mais tocadas no Brasil, além de formar parcerias sólidas e ter muitas das suas composições gravadas por grandes nomes da nossa música popular brasileira.
Ana Carolina também ganhou diversos prêmios ao longo de seus 25 anos de carreira e sua voz embalou a trilha de inúmeras novelas: mais de 20!
Em 2001, a cantora compôs duas canções para o filme “Amores Possíveis”, de Sandra Werneck, e lançou o seu segundo disco: “Ana Rita Joana Iracema e Carolina”, com onze canções compostas por ela e que ganhou disco de ouro e de platina.
O nome do álbum traz várias mulheres criadas por Chico Buarque em suas letras, em uma homenagem que Ana faz ao seu grande ídolo.
Entre os sucessos, está o grande hit “Quem De Nós Dois” (versão de Ana Carolina e Dudu Falcão para a canção italiana “La Mia Storia Tra Le Dita”, de Gianluca Grignani e Massimo Luca), um dos maiores sucessos da carreira da artista e a música mais executada do Brasil naquele ano.
5 – Quem de Nós Dois
Além disso, o segundo álbum da cantora – que tem a participação especial de Alcione – traz outros sucessos, como:
6 – Ela É Bamba (de Antônio Villeroy)
7 – Confesso (de Ana e Antônio)
8 – Pra Terminar (de Herbert Vianna)
Em 2003, a artista lançou seu terceiro disco: “Estampado”, que também foi lançado em DVD, o primeiro de sua carreira. Mais rock’n roll e também com elementos do pop rock, das 15 faixas do álbum, 13 são autorais ou tem participação de Ana na composição, junto com outros parceiros.
A artista também ganhou disco de ouro com este trabalho, que traz grandes sucessos, como:
9 – Encostar na Tua (Ana Carolina)
10 – Elevador (Livro do Esquecimento) (Ana Carolina)
11 – Nua (de Ana e Vitor Ramil)
12 – Uma Louca Tempestade (Antônio Villeroy e Bebeto Alves)
13 – Pra Rua Me Levar (Ana e Villeroy)
Além disso, o álbum traz uma nova parceria que tornaria-se uma das maiores e mais importantes da carreira de Ana Carolina: Seu Jorge.
Em 2005, o cantor, compositor, instrumentista e ator carioca convidou Ana Carolina para uma parceria em duas apresentações no projeto “Tom Acústico”, em São Paulo. Dessa parceria resultaram um CD e um DVD de imenso sucesso: “Ana & Jorge”, que transformou-se no maior fenômeno de vendas e execuções de 2005 e ganhou disco de platina triplo, superando a marca de um milhão de discos vendidos.
O maior sucesso do álbum é a canção “É Isso Aí”, versão de Ana Carolina para a canção “The Blower’s Daughter”, do irlandês Damien Rice. Além dela, o disco conta com sucessos já consagrados das carreiras dos dois artistas, além de outras canções interpretadas por Ana e Jorge. O disco foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Disco de Música Popular Brasileira.
14 – É isso Aí (The Blower’s Daughter)
Ainda em 2005, Mart’nália estourou nas rádios com a música “Cabide”, grande sucesso composto por Ana Carolina. No ano seguinte, Maria Bethânia também gravou com sucesso a canção “Eu Que Não Sei Quase Nada Do Mar”, parceria de Ana Carolina eJorge Vercillo.
As duas canções foram gravadas em 2008 por Ana Carolina, no CD e DVD “Dois Quartos – Multishow ao Vivo Ana Carolina”, lançado pelo seu selo próprio “Armazém”, com grandes sucessos de sua carreira.
15 – Eu Que Não Sei Quase Nada Do Mar
Antes disso, ainda em 2006, Ana havialançado o CD duplo “Dois Quartos”, trabalho mais autoral de sua carreira. Além de assinar a composição de 23 das 24 canções dos álbuns, a artista também participou da produção do disco, em que a cantora se supera, em maturidade, criatividade e ousadia.
Entre as faixas, que trazem à tona questões como a bissexualidade, o desejo, discussões políticas e sociais, está o hit “Rosas”, de Antônio Villeroy, que foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira.
16 – Rosas
Outros grandes sucessos do álbum são:
17 – Aqui (de Ana e Villeroy)
18 – Tolerância (de Ana e Villeroy)
19 – Ruas de Outono (de Ana e Villeroy)
20 – Vai (de Mona Saback)
Em 2009, em comemoração aos seus 10 anos de carreira e sucesso, Ana lançou o álbum “N9ve”, que ganhou disco de ouro e conta com o grande hit “Entreolhares (The Way You Look At Me)”, parceria de Ana Carolina, Antônio Villeroy e do cantor norte-americano John Legend, que participa da gravação, em dueto com Ana, cantado em português e inglês. A canção alcançou o topo da Billboard Hot Songs e o 34° lugar na Billboard Hot 100 Airplay.
21 – Entreolhares (The Way You Look At Me)
“N9ve” tem vários significados:é a quantidade de faixas do disco, também a data de nascimento de Ana (9/9/1974). Além disso, seu primeiro álbum foi lançado em 1999, com uma tiragem de 99.999 cópias no lançamento. Na capa de “N9ve”, existe um quadro com um relógio dentro, marcando exatamente 09 horas.
O show do disco mostra várias facetas de Ana: roqueira, dramática, bem humorada, sambista, romântica, e traz estilos musicais diversos também, como o samba e o rock.
Também em 2009, a artista lançou – em CD e DVD – a coletânea de canções “Ana Car9lina + Um – Multishow Registro”, com duas canções inéditas e a participação de vários artistas consagrados, que a acompanham em cada uma das canções: Luiz Melodia, Ângela Ro Ro, Maria Gadú, Maria Bethânia, Roberta Sá, Zizi Possi, Gilberto Gil, Seu Jorge, Antônio Villeroy, Chiara Civello, Esperanza Spalding e John Legend.
Destacamos dois dos melhores duetos desse álbum: com Maria Gadú e com Seu Jorge:
22 – Mais Que a Mim (de Ana Carolina e Chiara Civello)
23 – Tá Rindo, É? (Ana, Antonio Villeroy e Mombaça)
Em 2010, a cantora estreou o projeto “Ensaio de Cores”, que nasceu de uma grande paixão sua pela pintura, e mistura sua música com a apresentação – em primeira mão – de telas pintadas por ela.
Em 2011, Ana lançou o disco “Ensaio de Cores Ao Vivo”, que conta com o super sucesso “Problemas”, parceria dela com Chiara Civello e Dudu Falcão.
24 – Problemas
Em 2013, Ana Carolina lançou o álbum de inéditas “#AC”, bem pop, que foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.
Em 2015, a cantora lançou o CD e DVD “Ana Carolina #AC Ao Vivo”, que traz o sucesso ”Combustível”, parceria com Edu Krieger.
25 – Combustível
Ainda em 2015, Ana Carolina apareceu em destaque como artista internacional, estampando o caderno “Arts & Entertainment”, do The Wall Street Journal, ilustrando uma matéria sobre o Festival Lusófono, promovido pelo World Music Institute, onde Ana Carolina participou como representante dos artistas de Países de Língua Portuguesa.
Em 2016, a cantora voltou em turnê com o cantor Seu Jorge, para comemorar os 10 anos do sucesso do projeto original.
Em 2017, Ana Carolina lançou o EP “Som (Ruído Branco)” com quatro músicas inéditas, compostas por ela a partir de poemas do seu primeiro livro: “Ruído Branco”, lançado em 2016, onde apresenta mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida.
Em 2019, Ana completou 20 anos de carreira e lançou o álbum “Fogueira em Alto Mar”, com 12 canções inéditas.
Em 2024, Ana Carolina lançou o EP “Ana Canta Cássia – Vol. 1”, em que interpreta canções que fizeram grande sucesso na voz da cantoraCássia Eller.
E agora em 2025, a cantora lançou mais dois EPs: “Ana Canta Cássia – Vol. 2” e “Ainda Já – Vol. 1″, com cinco músicas inéditas autorais, junto com outros parceiros. As novas canções se juntam aos grandes sucessos dos 25 anos de carreira da cantora no repertório da turnê “25 Anas”, dirigida por Jorge Farjalla, que estreou em julho deste ano.
O título “Ainda Já” é uma celebração dos 25 anos (já!) de trajetória de Ana Carolina que, ao mesmo tempo, aponta para os caminhos sonoros que ela (ainda!) começa a desbravar.



