Os Prettos falam sobre 10 anos de carreira, no Mais Preta

Axé! Chegou o momento de resgatar memórias musicais mais pretas com muito afeto. Esta semana, Adriana Couto recebe o duo Prettos, formado pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, que completam 10 anos de carreira em 2023.

Cantores, instrumentistas, compositores, arranjadores, atores e produtores, Magnu e Maurilio tem longa trajetória da música popular brasileira. O duo é responsável por trazer de volta a roda de samba em seus trabalhos.

Amadrinhados por grandes rainhas brasileiras do samba, Beth Carvalho e Dona Iv, os Prettos já colaboraram com nomes como Maria Rita, Diogo Nogueira, Emicida, Jair Rodrigues, entre outros.

No +Preta, o duo Prettos fala sobre 10 anos de carreira | Foto: novabrasil

Por 18 anos, a Magnu e Maurilio integraram o Quinteto em Branco e Preto. Com o término do grupo, decidiram seguir como uma dupla de samba, com referência em Arlindo Cruz e Sombrinha (os dois também formaram uma dupla após sairem do grupo Fundo de Quintal).

Os Prettos são fundadores de dois movimentos de grande expressão na cena do samba brasileiro, a Comunidade Samba da Vela, fundada em 2000, e o Quintal dos Prettos, fundado em 2018.

O projeto Quintal dos Prettos é conhecido por trazer ao público a atmosfera das antigas rodas de samba dos anos 80. Em encontros mensais, chega a reunir mais de 3 mil pessoas. O objetivo é reestabelecer a conexão das pessoas com o samba, promovendo encontro de arte, cultura, lazer e entretenimento.

“As músicas dizem tudo! A gente se baseou muito a nossa vida ouvindo muito disco.” dizem os Prettos sobre a sabedoria presente nas canções

A dupla Prettos celebra 10 anos de carreira, com gravação do audiovisual Prettos no Pagode, na Casa Natura Musical. O show ainda conta com as participações mais que especiais de Maria Rita, Mocidade Alegre e Sombrinha, com DJ set de Eduardo Brechó para aquecer a pista.

O projeto traz no repertório, uma compilação de sambas, de importantes autores, donos de riquíssimas poesias, provenientes de um processo de criação musical engrandecedor, que jamais poderá cair no esquecimento.

Magnu Sousá e Maurilio Oliveira, duo Prettos | Foto: Renato Nascimento/Divulgação

Em conversa com Adriana Couto, Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira contaram fatos e curiosidades da carreira: desde a infância repleta de música, ter Beth Carvalho e Dona Ivone Lara como madrinhas, a estética do samba raiz que traziam durante explosão do Pagode Anos 90 e a importância das mulheres no samba.

“A gente deve tudo, tudo que o samba é são as mulheres na frente. Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra (que tem uma história que a hora que as pessoas pararem para ouvir vão entender tudo), Leci Brandão, Dona Ivone Lara… “

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘+Preta’

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.

Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.

No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS