Otto é o convidado especial do novo single de Marina Melo

Aumento de secas, enchentes, queimadas florestais, agravamento de eventos climáticos extremos, piora da qualidade do ar, desequilíbrio nos ecossistemas, alterações em padrões climáticos e outros desastres naturais. São inúmeras as consequências da ebulição climática. Para além de nós, é como se a Terra também estivesse adoecendo em tempos de capitalismo tardio. É nesse contexto – que inclui de desvarios estadunidenses à propostas de árvores artificiais em meio a uma Amazônia em franco desmatamento – que Marina Melo compôs Doutor, segundo single de seu novo álbum.

A gravação, que conta com produção musical de Luiza Brina, responsável pela produção do disco, traz ainda colaboração inédita: o pernambucano Otto divide os vocais com a paulistana, e dá eco ao grito ambientalista da canção. O lançamento chgou hoje às plataformas de streaming.

De Roberto Carlos a Luiz Gonzaga, passando por Guilherme Arantes e Caetano Veloso,  o planeta em que vivemos, do ponto de vista ambiental, é cantado há poucas décadas, e a consciência da necessidade de sua preservação também é recente. Na construção do cancioneiro dedicado a essa luta, as abordagens foram mudando, se tornando mais subjetivas e ainda mais políticas, desde Chico Science e Nação Zumbi até Luiza Lian ou Luiza Brina. Agora, Marina Melo se une à Otto e engrossa o coro descontente com abordagem lúdica, mas também forte.

Foto: Divulgação.

Entre a reflexão e o pedido de socorro, Marina Melo põe um personagem em cena: alguém doente procura um médico e apresenta inúmeros sintomas como febre, suor, mudanças de temperatura – um paciente prestes a explodir. Entretanto, o enfermo em questão se revela a própria Terra.

Marina Melo é cantora e compositora paulistana. Seu trabalho é marcado por forte inventividade que se revela em suas letras, em seu humor e sagacidade, e nos roteiros interativos que cria para seus shows. Sempre de olho em temas contemporâneos, Marina aborda de forma surpreendente as tecnologias atuais, as relações afetivas e o braço de ferro que temos assistido entre distopia e utopia. Em 2025, a artista lança seu terceiro disco, com produção musical de Luiza Brina e lançamento pelo selo dobra discos.

Doutor | letra

Chegou ao médico e nem se apresentou / Entrou na sala e já foi dizendo assim: / Doutor, essa febre não quer sair de mim / Os meus termômetros marcam cinquenta graus / Fosse só isso eu nem tava assim tão mal / Mas além disso choro, transbordo rios / E sem falar que sinto muitos calafrios / A cem por hora ventos passam por aqui (2X) // Vê se me ajuda, doutor / Que eu tô pra explodir (2X) // Vê se me ajuda // Doutor (7x) // Mas o médico nem se impressionou /  Foi falando: “parou, calminha aí! / Isso me soa como mimimi / Até posso te dar uns remédios / Mas não vão te deixar entrar nos prédios / Onde fica quem pode te curar/ Ali se lucra com seu mal estar /  Pode ir, vai, mas só me fala seu nome” // “Meu nome é terra, doutor / E eu tô pra explodir (2x) // Meu nome é terra, doutor // Doutor (x7)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS