Outubro Rosa: 5 personalidades brasileiras que tiveram câncer de mama

Outubro Rosa é o nome dado ao mês dedicado à campanha de conscientização do câncer de mama, doença de caráter maligno em que as células da mama se desenvolvem e se multiplicam de forma desordenada, formando um tumor com potencial de invadir outras áreas do corpo. 

A campanha surgiu nos anos 1990 nos Estados Unidos e, com o tempo, espalhou-se por diversos outros lugares do mundo, inclusive, para o Brasil. Desde então, outubro é o mês dedicado a se falar sobre a doença, conscientizando sobre sua gravidade, sintomas e incentivando o diagnóstico precoce. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio de 2023 a 2025, espera-se 704 mil casos de câncer de mama por ano, sendo a maior parte deles na região Sul e Sudeste do Brasil. Ainda segundo informações do Instituto, o câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais recorrente entre o público feminino mundial, sendo também a principal causa de mortes femininas no mundo. 

No Brasil, o cenário não é muito diferente e o câncer de mama está entre os tipos de tumores mais recorrentes, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além disso, a doença também é a principal causa de mortes femininas em todas as regiões do país, exceto pela região Norte, onde o câncer de colo de útero ocupa a primeira posição, seguido do tumor mamário. 

Além da campanha Outubro Rosa, histórias de famosas que tiveram câncer de mama são frequentes na mídia e também ajudam a levantar o debate público sobre a importância da conscientização da doença. Nesse sentido, separamos 5 artistas que tiveram câncer de mama e vamos relembrar cada um desses casos. Confira a seguir: 

outubro-rosa-elba-ramalho
Relembre a história de famosas que tiveram câncer de mama. Na foto, Elba Ramalho. | Foto: Divulgação.

5 famosas que tiveram câncer de mama para relembrarmos no Outubro Rosa 

Veja:

1. Patrícia Pillar 

A atriz Patrícia Pillar foi diagnosticada com câncer de mama em 2001. A doença foi descoberta por meio de um autoexame, o que a levou a procurar ajuda médica. Patrícia fez tratamento cirúrgico, além de quimioterapia, tipo de tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células malignas, e radioterapia, quando se utiliza radiação ionizante para destruir essas células. 

Em entrevista à imprensa, ela contou: “Eu lutei. Em nenhum momento perdi o bom astral. A tranquilidade é uma certa resignação ao fato de que a vida não é só felicidade. Ter lidado com o sofrimento, a dor e a perda me fez bem”. 

2. Elba Ramalho 

Outra artista que teve câncer de mama foi Elba Ramalho. A cantora recebeu o diagnóstico em 2010 após notar uma alteração nos seios. Ela passou por cirurgia para retirar o tumor e fez radioterapia. 

Em entrevista, ela falou sobre a experiência: “O nome câncer tem um fardo mais pesado do que a doença em si. Descobrindo no início como o meu, é tranquilo. A prevenção é tudo. Eu fiz tudo o que o médico diz, terminei meu namoro, virei a página”. 

3. Ana Furtado 

Ana Furtado também foi diagnosticada com câncer de mama. Em 2018, ela descobriu um tumor que era maligno e passou por cirurgia e quimioterapia. 

Com o fim de seu tratamento, ela deu diversas entrevistas sobre seu processo de tratamento da doença. “É uma caminhada que não é fácil. Receber o diagnóstico de um câncer vem com tanto peso, tantos significados para a vida de qualquer um”, disse em entrevista. “Desde o começo, me propus a ter uma aceitação positiva da doença e essa aceitação me levou a me adaptar a esses novos cenários”, acrescentou.

4. Arlete Salles 

Arlete Salles foi diagnosticada em 2014 e precisou fazer tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia, e foi curada. 

“O estigma da doença é o que mais entristece as mulheres, mas isso fica tão pequeno quando a gente compara com a vida… quero avisar as companheiras que o cabelo volta mais forte e farto. Eles renasceram mais bonitos”, relatou em entrevista. 

5. Fernanda Motta 

A modelo e atriz Fernanda Motta descobriu o câncer de mama em 2019 e passou por 11 meses de tratamento para ser curada. Na época, ela estava gravando a novela Bom Sucesso (Rede Globo) e continuou a trabalhar durante o tratamento. 

“A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura, principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir”, disse em entrevista. 

“O tratamento me deixou abatida de várias formas, obviamente, não é um processo leve, mas ele não me derrubou. Eu não me deixei cair, muito pela minha fé, minha família, as pessoas mais próximas e por mim”, contou em outro momento. 

Esses foram alguns dos exemplos de famosas que tiveram câncer de mama e foram curadas após o tratamento. Vale lembrar que, apesar da importância da campanha do Outubro Rosa, devemos falar sobre o câncer de mama ao longo de todo ano. 

E, mesmo com esses exemplos de mulheres que foram curadas, a doença ainda é uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo e não deve ser negligenciada. O autoexame é uma das formas de perceber possíveis alterações na mama e conhecer o próprio corpo, mas, é necessário destacar que ele não é um meio de diagnóstico da doença, isso porque nem toda alteração na mama é câncer, além de ser importante realizar outras condutas para o diagnóstico, como exames de imagem, a exemplo da mamografia, ultrassonografia e ressonância, e procedimentos como a biópsia. 

Nesse sentido, é essencial realizar os exames de imagem regularmente e não apenas em casos em que se perceba alterações na mama por meio do autoexame. Lembre-se que quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura, por isso, o diagnóstico precoce é um dos principais meios de melhorarmos as taxas de mortalidade da doença. Não deixe de cuidar do próprio corpo e procure um médico para realizar exames de rotina, independente se encontrar alguma alteração ou não. 

Para conhecer mais histórias de personalidades brasileiras, continue acompanhando a Novabrasil!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS