Palmirinha, o Brasil fica menos doce sem você…

No último dia 07 de maio, o Brasil perdeu um ícone da sua história: a cozinheira e apresentadora de televisão Palmirinha Onofre, dona das melhores receitas da telinha brasileira, faleceu aos 91 anos, por conta de problemas renais.

Palmirinha Onofre é dona das melhores receitas da telinha brasileira | Foto: Reprodução

História de vida

Palmirinha nasceu em Bauru, interior de São Paulo, no ano de 1931 e teve uma história de vida bastante intensa. Filha de pai baiano com mãe imigrante italiana, com apenas seis anos de idade, ela deixou a casa dos pais após desentendimentos com a mãe e foi morar com uma francesa que adorava cozinhar. 

Foi lá que ela aprendeu muito do que sabia sobre culinária. Anos depois, precisou voltar para casa após a morte do pai, mas os problemas continuaram: aos 16 anos, sua mãe a vendeu para um fazendeiro, mas ela conseguiu fugir com a ajuda de um parente. 

Aos 19 anos, Palmirinha casou-se para poder sair de casa. Infelizmente, ela viveu um relacionamento abusivo, por quase 20 anos, relatando ter passado inclusive por agressões físicas.

A carreira de Palmirinha na televisão

A carreira na televisão começou quando ela fazia salgados e doces para vender e sustentar suas três filhas, depois que se separou do marido.

Sua primeira aparição na televisão foi em 1994, aos 63 anos, quando foi como convidada do programa Sílvia Poppovic, na TV Bandeirantes, cujo tema era “criei meus filhos sozinha”. 

Além de contar sua história, Palmirinha presenteou a apresentadora com uma cesta de salgadinhos. O talento da cozinheira despertou interesse da apresentadora Ana Maria Braga, que a convidou para participar do seu antigo programa, Note e Anote, na Rede Record.

Palmirinha permaneceu como colaboradora da atração por mais de cinco anos onde ensinava a preparar receitas. Em 1997, recebeu uma proposta da TV Gazeta e a partir daquele ano, atuou na emissora paulista como colaboradora dos programas Mulheres e Pra Você, com suas receitas. 

TV Culinária

Na Gazeta, Palmirinha também comandou o programa TV Culinária, onde mostrava o passo-a-passo de receitas e tirava dúvidas dos telespectadores, acompanhada do boneco Guinho. Por decisão própria, em 2010, preferiu não renovar contrato com a TV Gazeta, onde ficou por 13 anos, para se dedicar a projetos pessoais.

Em 2012, a apresentadora foi contratada pelo canal Bem Simples, do grupo Fox, onde apresentou o Programa da Palmirinha por dois anos, até 2015.

Em 2017, Palmirinha fez uma participação especial no longa Internet: O Filme, dirigido por Filippo Capuzzi Lapietra, interpretando ela mesma.

No ano seguinte, a apresentadora participou do reality show de culinária Chefe ao Pé do Ouvido, no canal GNT, do Grupo Globo, dando dicas e técnicas de receitas para os participantes.

Vovó Palmirinha será eterna nos corações (e nas mesas de almoço, café e jantar!) de seus milhões de “netinhos” e “netinhas” desse Brasilzão!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS