Para celebrar o Dia da Amazônia, a cantora amapaense Patrícia Bastos apresenta no Sesc Belenzinho, no dia 5 de setembro, às 21h, o show “Voz da Taba”, título de seu oitavo álbum e homenagem sonora à riqueza cultural e ancestral da Amazônia. Com uma carreira consolidada e reconhecida por valorizar os ritmos e saberes amazônicos, Patrícia traz ao palco o espetáculo que une tradições afro-indígenas, influências caribenhas, e a sonoridade única do Amapá, terra natal da artista.
O repertório é formado por composições que dialogam com os povos originários, os descendentes da diáspora africana e a cultura de fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname. Com ritmos como soca, cacico, zouk, marabaixo e batuque, “Voz da Taba” é uma verdadeira celebração da Amazônia em forma de música. Ao lado dos músicos Dante Ozzetti (violão, guitarra, direção musical e arranjos), Fernando Sagawa (sopros e teclado), Kuki Stolarski (bateria), Vavá Tavares (percussão), Helena Cruz (baixo), Leo Matumona e Hidras Tuala (vozes – Orquestra Mundana Refugi).
O show traz o diálogo mais aprofundado com os povos originários do Amapá e os descendentes da diáspora africana instalados na região. A música do Caribe e também a influência da Guiana Francesa, tornam esse disco mais dançante. São ritmos como a soca, o cacico, o zouk, além de elementos do marabaixo e do batuque. A maioria das músicas foram compostas para o álbum, e muitas delas partiram do laboratório feito em longa viagem à Guiana Francesa e Suriname, por Dante, pelos compositores Enrico Di Micelli e Joãozinho Gomes, acompanhados por Patrícia Bastos.
“Quando se fala em música da Amazônia, música da floresta, as pessoas já esperam algo alegre, festivo. O que esse disco e o show trazem é isso, uma grande celebração. É colocar a flor no cabelo e fazer a saia rodar”, define Patrícia Bastos.
No repertório, estão canções como Jeito Tucuju (Joãozinho Gomes e Val Milhomem), que no disco ganhou a participação de Caetano Veloso, Mão de Couro (Val Milhomen e Joãozinho Gomes), Cobra Sofia (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes), São Benedito Bendito (Zé Miguel e Joãozinho Gomes), Afroíndias (Enrico di Miceli e Joãozinho Gomes), Planeta Arrepiado (Dante Ozzetti e Joãozinho Gomes), Espartano (Paulinho Bastos), Maninha do Céu (Paulinho Bastos), Pras Minhas Paixões (Val Milhomen), Bailarina da Água Doce (Ronaldo Silva), Voz da Taba (Enrico di Micelli e Salgado Maranhão) e Yárica (Cristóvão Bastos e Joãozinho Gomes).
O show no Sesc Belenzinho integra as celebrações do Dia da Amazônia, e convida o público a mergulhar na musicalidade profunda, ancestral e contemporânea que ecoa das margens dos rios amazônicos até os grandes centros urbanos.
SERVIÇO:
Patrícia Bastos faz homenagem ao Dia da Amazônia
Data e horário: dia 5 de setembro, às 21 horas
Local: Sesc Belenzinho – R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP



