O Brasil é um país conhecido por sua cultura extremamente rica e beleza indiscutível. Em meio a tantas riquezas, muitas delas são reconhecidas internacionalmente e atraem pessoas do mundo inteiro, como acontece com os considerados Patrimônios Brasileiros.
Os chamados Patrimônios da Humanidade são definidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que tem o objetivo de preservar os patrimônios para as próximas gerações.
Ao todo, são catalogados 23 patrimônios brasileiros espalhados por 17 estados do país. Entre eles, existem paisagens, prédios, monumentos e até cidades.
Ficou curioso(a)?! Conheça todos a seguir!
Conheça os 23 patrimônios brasileiros
Confira quais são os 23 patrimônios brasileiros catalogados pela Unesco:
1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)
A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, chama atenção por suas belas paisagens e construção. O local também traz uma carga histórica importante, uma vez que acontecimentos, como a Inconfidência Mineira e a exploração do ouro, se deram lá.
A cidade abriga obras de artistas importantes para a cultura brasileira, como Aleijadinho. Além disso, conta com diversos pontos turísticos, como a Praça Tiradentes, museus e igrejas que chamam atenção por suas construções.
Ouro Preto foi a primeira cidade a receber o reconhecimento da Unesco como Patrimônio Brasileiro.
2. Centro Histórico de Olinda (PE)
O Centro Histórico de Olinda, localizado em Pernambuco, também se destaca pela arquitetura. Em um espaço de 1,2 km² e cerca de 1500 imóveis, o local conta com referências históricas em suas construções. Por exemplo, é possível encontrar construções do período colonial, século XVI, fachadas de azulejo, típicas do século XVIII e XIX, e obras ecléticas e neoclássicas, comuns no século XX.
A cidade foi a segunda a ser catalogada pela Unesco como Patrimônio Brasileiro.
3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
As Ruínas de São Miguel das Missões é um sítio arqueológico que chama atenção por fazer parte dos vestígios da época das Missões Jesuíticas Guaranis pelo mundo, que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII.
O sítio arqueológico fica localizado no Rio Grande do Sul, fazendo fronteira com a Argentina. O local também se destaca por pontos turísticos, como o Museu das Missões.
4. Centro Histórico de Salvador (BA)
Primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, Bahia, foi edificada em um local estratégico para facilitar as intervenções de Portugal na América.
A cidade se destaca por sua arquitetura histórica, que remonta ao século XVII, chamando atenção, principalmente, pelas igrejas.
5. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (MG)
Localizado em Minas Gerais, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos marca a história da arte mundial e nacional. O conjunto conta com uma igreja, que se destaca pelo seu interior que segue o estilo rococó, e possui esculturas, capelas, entre outras coisas.
Lá é possível, inclusive, encontrar obras do renomado Aleijadinho.
6. Brasília (DF)
O conjunto urbanístico e arquitetônico de Brasília também é um Patrimônio Brasileiro e é marcado pela estética modernista dos criadores, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer.
Na cidade é possível conhecer monumentos como o Congresso Nacional, Memorial JK, Palácio da Alvorada, Itamaraty, Palácio do Planalto, etc.
7. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Localizado em Teresina, Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos principais vestígios da presença humana na América do Sul.
Com uma área de cerca de 130 mil hectares, a unidade de conservação conta com pinturas e gravuras rupestres.
8. Centro Histórico de São Luís (MA)
O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, é uma cidade colonial que reúne em média 4 mil construções dos séculos XVIII e XIX.
Lá, é possível conhecer locais históricos, como o Teatro Artur Azevedo, a Igreja do Carmo, o Convento das Mercês, entre outros.
9. Centro Histórico de Diamantina (MG)
A cidade de Diamantina, em Minas Gerais, se desenvolveu a partir da exploração de minérios e diamantes. Assim, o local tem uma importância histórica e também chama atenção por sua arquitetura de origem portuguesa.
O centro contempla pontos turísticos como igrejas, a Biblioteca e o Museu do Diamante.
10. Centro Histórico de Goiás (GO)
O Centro Histórico de Goiás traz edifícios importantes para a história do Brasil. Entre eles, igrejas como a do Rosário, a Matriz de Santana, a Nossa Senhora da Abadia, etc.
Também é possível visitar pontos turísticos como a Casa da Fundição, Casa de Câmara, Palácio do Governo, entre outros.
11. Praça São Francisco (SE)
A Praça de São Francisco, localizada em Sergipe, é um conjunto formado de edifícios públicos e privados do período de 1580 a 1640, quando as coroas de Portugal e Espanha se uniram.
O que mais chama atenção no local são as igrejas, como as de São Francisco, Rosário dos Homens Pretos, Nosso Senhor dos Passos, entre outras.
12. Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
As paisagens cariocas entre a montanha e o mar no Rio de Janeiro foram a primeira paisagem catalogada como patrimônio do país pela Unesco.
A paisagem é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e reúne elementos da natureza que ajudaram a inspirar o desenvolvimento urbano do local.
13. Cais do Valongo (RJ)
O Cais do Valongo, localizado no Rio de Janeiro, foi o maior porto que recebeu escravos no Brasil. Em 40 anos, o porto recebeu cerca de 1 milhão de escravos.
Assim, o local é uma forma de relembrar a história do nosso país, reconhecendo a violência sofrida aos povos africanos como maneira de conscientização.
14. Conjunto Moderno da Pampulha (MG)
O Conjunto Moderno da Pampulha foi o primeiro bem cultural a ser considerado como Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.
O Conjunto é composto por quatro edifícios, que foram os primeiros assinados por Oscar Niemeyer. Assim, o local é uma forma de lembrança da arte e talento de um dos maiores arquitetos do país.
15. Sítio Roberto Burle Marx (RJ)
O Sítio Roberto Burle Marx traz o conceito de jardim tropical moderno e fica no Rio de Janeiro, na Barra de Guaratiba. Além de um acervo museológico, o local conta com viveiros de plantas, lagos, entre outras coisas.
16. Parque Nacional do Iguaçu (PR)
O Parque Nacional do Iguaçu fica no Paraná e é considerado a maior reserva da Mata Atlântica. Além de abrigar diversas espécies de animais ameaçados de extinção, a famosa Cataratas do Iguaçu, foi eleita uma das sete maravilhas do mundo.
17. Costa do Descobrimento (BA/ES)
A Costa do Descobrimento se divide em duas áreas: na Bahia e no Espírito Santo, e abriga reserva de remanescentes da Mata Atlântica.
Em termos de diversidade, o local chama atenção e possui muito valor científico.
18. Reservas da Mata Atlântica (PR/ SP)
As reservas da mata atlântica englobam desde a Serra da Juréia, em São Paulo, até a Ilha do Mel, no Paraná.
O território é a maior concentração da Mata Atlântica no país e abriga uma diversidade de espécies.
19. Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
O Complexo de Conservação da Amazônia Central reúne diversas espécies ameaçadas de extinção e recebe influência de uma diversidade de ecossistemas.
Além disso, o complexo é a maior região da Bacia Amazônica.
20. Complexo de Áreas Protegidas Pantanal (MT/MS)
O Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal engloba o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê.
O bioma chama atenção por sua complexidade, contando com diversas espécies de animais e vegetação.
21. Ilhas Atlânticas Brasileiras (PE)
As Ilhas Atlânticas Brasileiras, localizadas em Pernambuco, também são consideradas patrimônios brasileiros. Entre elas, estão Fernando de Noronha e a Reserva Biológica do Atol das Rocas.
22. Áreas de Conservação do Cerrado (GO)
A Chapada dos Veadeiros e das Emas representam áreas de conservação do bioma Cerrado. Devido a sua importância e diversidade, as áreas foram catalogadas pela Unesco como patrimônio brasileiro.
23. Paraty e Ilha Grande (RJ)
Paraty e Ilha Grande estão localizados no Rio de Janeiro e contempla as seguintes regiões:
- Centro Histórico de Paraty;
- Parque Nacional da Serra da Bocaina;
- Morro da Vila Velha;
- Parque Estadual da Ilha Grande;
- Área de Proteção Ambiental em Cairuçu;
- Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul.
Gostou de conhecer todos os 23 patrimônios brasileiros catalogados pela Unesco?! Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando a Novabrasil!