No dia de hoje, o cantor, compositor e produtor musical carioca Paulo Massadas completa 73 anos! Paulo é – ao lado de seu parceiro Michael Sullivan – um dos maiores compositores da música popular brasileira, sendo responsável por grandes hits como:
- Me dê Motivo;
- Deslizes;
- Whisky a Go-Go;
- e Um Dia de Domingo.
E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira – que são tão importantes e têm uma contribuição tão significativa quanto cantores, intérpretes e músicos – nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.
Paulo Massadas
Nascido no Rio de Janeiro, em 1950, Paulo Massadas começou a despertar para a música quando aos sete anos ouviu pela primeira vez o estadunidense Little Richard cantando Tutti Frutti, em uma loja de discos da qual seu pai era sócio.
A partir da década de 1960, motivado por movimentos como a Beatlemania, Jovem Guarda, Tropicália e os grandes Festivais de Música Popular Brasileira, Massadas começou a sua primeira banda, em 1967.
Estreou profissionalmente quando, em 1972, o maestro Lincoln Olivetti o convidou para cantar e tocar contrabaixo em seu conjunto de baile, juntamente com Serginho Herval (futuro integrante do Roupa Nova) na bateria.
Sua primeira composição a ser gravada foi O Mago de Pornois, uma canção infantil interpretada pela cantora Vanusa e exibida no programa Fantástico, na Rede Globo, em 1973.
Nos anos seguintes, Paulo Massadas se dedicou a concluir seu bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho, até que – em 1978 – deu início à sua parceria com o cantor e compositor Michael Sullivan, uma das mais produtivas e bem sucedidas parcerias da música popular brasileira de todos os tempos.
O primeiro hit
No entanto, foi somente no final de 1983 que a dupla Sullivan e Massadas alcançou o seu primeiro grande hit nacional, com a gravação da canção Me dê Motivo, por Tim Maia, em seu álbum O Descobridor dos Sete Mares.
Nesse mesmo ano, Meu Ursinho Blau Blau, parceria de Paulo Massadas com Sérgio Diamante, também alcançou o topo das paradas. Em 1984, já trabalhando como produtor e compositor exclusivo da gravadora Sony BMG, Massadas – junto com Sullivan – pôde então realizar um antigo sonho: compor músicas para crianças.
A partir dessa ideia, foi criado o projeto Clube da Criança, com a participação de Patricia Marx e Luciano Nassyn, que – mais tarde – seriam a base do famoso grupo Trem da Alegria.
Foram também convidados a participar desse trabalho:
- o Palhaço Carequinha;
- Sérgio Mallandro;
- Robertinho de Recife;
- Roupa Nova;
- Martinho da Vila;
- Sérgio Reis;
- Emilinha;
- e Xuxa, na época apresentadora de um programa infantil da Rede Manchete.
Esse projeto, juntamente à Turma do Balão Mágico, viria a desencadear o maior boom do mercado infantil de todos os tempos. O primeiro LP, auto intitulado, vendeu 300 mil cópias, puxado pelo hit É de Chocolate.
A partir daí, seguiu-se uma verdadeira avalanche de sucessos de Paulo Massadas e Michael Sullivan em parceria. Músicas criadas nos mais variados estilos, que caíram no gosto popular e passaram a ditar as novas regras do mercado fonográfico, após anos e anos de canções escritas em um contexto bem diferente daquele: anos duros de repressão e perseguição sofrida por conta da ditadura militar que se instaurou no Brasil até 1985.
Entre essas músicas:
- Uni, Duni, Tê (interpretada pelo Trem da Alegria, em 1985);
- Nem Morta (interpretada por Alcione, em 1985);
- Leva (por Tim Maia, em 1984);
- Whisky a Go-Go (por Roupa Nova, em 1984);
- Amanhã Talvez (por Joanna, em 1986);
- Um Dia de Domingo (sucesso em dueto de Gal Costa e Tim Maia, em 1985);
- Deslizes (por Fagner, em 1987);
- Lua de Cristal (por Xuxa, em 1990);
- Amor Perfeito (por Roberto Carlos, em 1986) e muitos outros êxitos interpretados pelos grandes nomes da música popular brasileira.
Em 1987, juntamente com Michael Sullivan, Paulo Massadas lançou o LP do grupo humorístico-infantil Os Trapalhões, com as músicas do filme Os Fantasmas Trapalhões.
Em outubro de 1987, a dupla de compositores lançou o disco Michael Sullivan & Paulo Massadas, interpretando seus maiores sucessos, feito que repetiram com outros álbuns em 1988, 1991 e 1996.
A dupla também é responsável pela composição da música-tema da campanha do Criança Esperança: Amigos do Peito, de 1991.
Em 1994, a parceria entre a dupla se desfez. Paulo Massadas seguiu compondo sucessos nacional e internacionalmente: possui mais de 700 canções gravadas em todo o mundo. Artistas internacionais como Julio Iglesias, Ricky Martin e Billy Paul já experimentaram versões, produções e/ou composições dele.
Saudando Grandes Compositores da MPB
Entre os diversos sucessos compostos por Paulo Massadas, resolvemos contar a história das canções: Me Dê Motivos e Deslizes.
A história da música “Me Dê Motivo”, de Paulo Massadas e Michael Sullivan
Primeiro grande hit e música responsável por despontar de vez a dupla Sullivan e Massadas para o cenário nacional, Me Dê Motivo foi gravada pelo grande Tim Maia, e lançada no seu álbum de imenso sucesso O Descobridor dos Sete Mares, em 1983.
Michael Sullivan conta que ele e Paulo Massadas já tinham diversas composições em parceria há anos, quando – em 1983 – Tim Maia foi gravar uma participação no disco da banda The Fevers, da qual Sullivan fez parte de 1980 a 1986. A música se chamava Frente a Frente e é uma composição da dupla Sullivan e Massadas.
Depois de gravarem juntos, Tim Maia pediu que Michael Sullivan compusesse para ele – junto com o parceiro Paulo Massadas – um hit daqueles que só os dois sabiam fazer, mas que fosse uma música no estilo do cantor e compositor norte-americano Barry White.
Ele foi ainda mais específico: disse que queria uma música de corno, daquelas que pudesse começar meio que falando, sussurrando no ouvido da mulher que o havia deixado e depois cantar soltando a voz.
Paulo Massadas e Michael Sullivan foram para casa e compuseram a canção naquele mesmo dia e mandaram para o Tim. Sullivan foi compondo a música e organicamente a letra de Massadas ia surgindo.
Massadas conta, inclusive, que Tim Maia fez uma pequena alteração na letra na hora de cantar: Paulo havia escrito “Me dê o motivo pra ir embora”, e Tim alterou para o que virou a versão final: “Me dê motivo pra ir embora”.
Me Dê Motivo virou um sucesso impressionante, ganhou todos os prêmios e atingiu todas as paradas de sucesso, cravando de vez o nome de Sullivan e Massadas na história.
A história da música “Deslizes”, de Paulo Massadas e Michael Sullivan
Já Deslizes – outro dos maiores sucessos da dupla – foi composta por Paulo Massadas e Michael Sullivan em 1984, e eles enviaram para Roberto Carlos gravar, só que a música chegou às mãos do Rei atrasada e ele já estava no processo de mixagem do próximo disco.
A dupla deixou a composição na gaveta e foi mostrando para diversos intérpretes (Sullivan conta que foram mais de 40), até que – em 1988 – o cearense Raimundo Fagner convidou Michael Sullivan para produzir o seu próximo álbum e o compositor mostrou a música Deslizes para Fagner.
Em um primeiro momento, Fagner identificou Deslizes como um hit, mas – em seguida – ele implicou com a música e até chegou a gravá-la, mas não queria incluí-la no disco.
Até que um dia ele chegou no estúdio para retomar as gravações do disco e encontrou a moça que fazia a faxina do estúdio, varrendo o corredor e cantando a música, que já havia ficado gravada na cabeça dela, só de escutar durante as gravações.
Fagner gravou a música, que acabou sendo um dos maiores sucessos de sua carreira.
Sullivan conta que a letra da música composta por Massadas, traz a visão de resignação de uma mulher em um relacionamento tóxico e abusivo, já que – naquela época – mais ainda do que hoje em dia, embora isso ainda ocorra com muita frequência – predominava o machismo e o julgamento de uma sociedade conservadora, e muitas mulheres sofriam por não conseguir deixar esse tipo de relação, em que eram traídas, enganadas, usadas e silenciadas.
Já Massadas conta que dessa vez – diferente do que acontecia normalmente no processo de composição da dupla – ele compôs primeiro a letra, para ter mais liberdade poética, mas já pensando na métrica, para que Sullivan conseguisse encaixar uma boa melodia.
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Paulo Massadas.