Pentacampeão mundial, o DJ Eric Jay comanda a pista do +Preta da semana

Da zona leste de São Paulo para o mundo! Não se fala em DJs do Brasil sem citar o DJ Eric Jay. O mais premiado da América do Sul, Eric conquistou recentemente seu quinto título mundial na “All Vinyl“, do DMC World Championships.

A categoria é o formato mais clássico e tradicional da competição. Ela relembra a maneira clássica de discotecagem das décadas passadas, onde os DJs possuem apenas os discos de vinil e as marcações são feitas com fita adesiva e caneta.

O +Preta da semana está nas mãos e nas pick-ups do DJ Eric Jay. Natural da cultura hip hop, Eric preparou um set especial para o programa com direito a Gilberto Gil, Tim Maia, Sandra Sá, Djavan e muito mais.

Foto: Divulgação/Rafael Berezinski

DJ Eric Jay

Ao conquistar o seu pentacampeonato mundial no último dia 9. DJ Eric Jay celebrou sua vitória com uma celebração a sua carreira, superação e agradecimento ao hip hop, no seu perfil no Instagram:

“Quem diria que o neguinho desacreditado da zona leste de São Paulo chegaria ao seu 5° Título Mundial.

Os gringos me perguntam, como você consegue sem patrocínio, apoio, etc? Aí eu respondo, minha motivação é por não ter nada disso, porque a maioria dos DJs do meu país estão acostumados com dificuldades, isso nos deixa mais fortes.

Obrigado Hip Hop! Não sei se sou importante para você, mas sei que salvou minha vida.”

Eric Jay se tornou uma das principais referências brasileiras no cenário do rap brasileiro. Natural da Vila Formosa, interessou-se pela primeira vez pelo toca-discos com 11 anos de idade, por influência do seu pai que também era DJ. No início dos anos 2000, ainda Eric Garcia, começou sua carreira como DJ.

Aprofundou-se de cabeça no meio, com talento e dedicação, e foi conquistando cada vez mais espaço na cena. Trabalhou com nomes como Dexter, Xis e Kamau e foi o DJ oficial do programa “Manos e Minas”, da TV Cultura.

Quando todo o setor cultural ficou prejudicado por conta da pandemia, Eric Jay teve que “se virar”, em suas plavras, por conta das festas adiadas. Começou a fazer rádio hamburgueria e deu aulas online de DJ.

Foi um de seus alunos que emprestou o mixer para Eric participar do DMC World Supremacy de 2021, onde conquistou seu terceiro título mundial. O DJ teve que vender o seu equipamento para pagar as contas acumuladas na pandemia.

“Nunca subestime um brasileiro quando ele está com sangue nos olhos…”

Em conversa com Adriana Couto, DJ Eric Jay conta como foi participar da “Copa Mundial dos DJs” (DMC World Championships) e conquistar todos os cinco títulos da sua carreira até agora. A energia brasileira, segundo o próprio, faz a diferença!

Com discotecagens em países como Londres e Haiti, Eric reforça o quanto a cultura rap e hip hop transformou a sua vida. Seu objetivo, desde o início, era ser um “DJ completo”, aquele que produz, que participa de campeonatos, que integra grupos de rap e também atua nos bailes. Sem dúvida nenhuma, objetivo atingido!

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘+Preta’

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.

Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.

No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Confira a playlist oficial do programa:

Por: Bianca Sousa

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS