RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pílula experimental mostra avanço promissor contra câncer de mama

Apresentada no Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), uma nova molécula em fase experimental pode representar um marco na luta contra o câncer de mama. Segundo o mastologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio-Libanês, a medicação mostrou capacidade de bloquear a proliferação de células tumorais em mulheres com câncer de mama sensível a hormônios, mas que já haviam desenvolvido resistência à terapia tradicional.

Resistência sob ataque

“Com essa nova molécula, aparentemente conseguimos combater essa resistência da célula tumoral ao nosso tratamento original e, com isso, impedir que a doença progrida”, explicou o médico em entrevista à Novabrasil. Nos testes apresentados, a nova droga reduziu em cerca de 55% o risco de progressão ou morte da paciente.

Caminho até os consultórios

Apesar dos resultados animadores, a medicação ainda é experimental. Ela precisará passar por processos de validação de agências reguladoras, como o FDA nos Estados Unidos, antes de ser adotada na prática clínica. “Existe a possibilidade de entrar em um fast track, que é uma rota de aprovação acelerada, por conta da eficácia mostrada”, afirmou Pupo.

Se tudo ocorrer como esperado, a pílula pode estar disponível para uso dentro de seis meses a um ano. Para os especialistas, trata-se de uma “droga modificadora do jogo”, capaz de alterar de forma significativa o curso da doença.

Confiar, mas verificar

Pupo lembra que, mesmo com o entusiasmo, os estudos clínicos devem ser replicados em diferentes países e contextos para garantir que os bons resultados não sejam um caso isolado. Só depois disso a droga pode conquistar um espaço definitivo no tratamento do câncer de mama.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.