Pinceladas de tropicalismo, discussões da atualidade e ode à irreverência: banda ABACAXEPA no VITRINE

O VITRINE Novabrasil desta semana traz a banda Abacaxepa, formada em 2016, em meio ao caos da cidade de São Paulo e durante as aulas de música do curso de teatro da Escola Célia Helena.

Abacaxepa-vitrine
Banda Abacaxepa é a convidada da semana no Vitrine. | Foto: Reprodução

Por meio da estética e da poesia – o grupo formado por Bruna Alimonda, Carol Cavesso e Rodrigo Mancusi na voz; Fernando Sheila no contrabaixo; Ivan Santarém na guitarra; Vinícius Furquim no teclado, piano e voz; e Juliano Veríssimo na bateria e percussão – traz uma experiência de liberdade, contrapondo os padrões sócio-normativos. 

Com uma pegada teatral e performática, Abacaxepa valoriza a cultura brasileira e se preocupa com a formação cultural de um público jovem, buscando resgatar o gosto pela cultura popular.

Com traços tropicalistas na performance e na sonoridade, a banda iniciou sua jornada fazendo shows com interpretações de outros artistas, que foram determinantes para a formação da base de referências coletivas. Entre eles, artistas de vanguarda como Raul Seixas, Secos & Molhados, Rita Lee, Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé; até artistas mais atuais como Anelis Assumpção e As Bahias e a Cozinha Mineira.

Em 2017, Abacaxepa iniciou a jornada do trabalho autoral, lançando dois singles: Pimenta e O Dia Que Maria Levantou, onde já se observa um apontamento de linguagem e o início de uma pesquisa no campo da poesia e da música. Em 2018, com um público sólido e crescente, a banda lançou o primeiro EP homônimo e, no ano seguinte, o álbum Caroço, com um show no Auditório do Ibirapuera.

Em 2021, o grupo lançou o EP Experimento Ao Vivo, com faixas gravadas durante o projeto Abacaxepa: um experimento viral em 6 atos,  que apresentou seis lives que ocuparam seis diferentes espaços culturais da cidade de São Paulo durante o período de isolamento por conta da pandemia de Covid-19.

Com um trabalho muito focado no coletivo, em 2023, a banda lançou o seu segundo álbum, Perto da Boca, passando de influências dos anos 70 para os anos 80, e trazendo modernidade na sonoridade, com o uso de timbres e sintetizadores. 

Contando histórias de amor, liberdade, fúria e inconclusivos desejos vitais, se aproximando do cotidiano e cada vez mais do seu público, Abacaxepa traz em seu novo trabalho uma linguagem poética-direta-e-reta e também bastante influência dos ritmos latinos.

Sobre o ‘Vitrine’ 

O Vitrine chega na grade da Novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. 

Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio. 

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical. 

Confira a playlist oficial do programa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS