RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Presidente da Turquia diz que país está pronto para mediar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, neste fim de semana, ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seu país está pronto para sediar as negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia.

Estamos dispostos a facilitar o diálogo. A Turquia pode sediar essas conversas”, declarou Erdogan, segundo comunicado divulgado por Ancara. A ligação entre os dois líderes aconteceu em meio a novos apelos internacionais por um cessar-fogo duradouro.

Na sua primeira mensagem de domingo na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Leão XIV, recém-eleito, se dirigiu aos líderes mundiais e pediu “que não haja mais guerras“. O sucessor de Francisco ainda pediu “paz autêntica e duradoura” na Ucrânia, e ligou pessoalmente para o presidente ucraniano, Vlodymyr Zelensky.

Na conversa, Erdogan defendeu um cessar-fogo amplo como condição fundamental para início dessas negociações. E repetiu a mesma posição da Turquia em telefonema com o presidente francês, Emmanuel Macron.

A iniciativa da Turquia ocorre dias após Vladimir Putin sugerir um encontro presencialmente com Volodymyr Zelenskyy. A reunião, segundo o Kremlin, poderia acontecer em Istambul, já nesta quarta-feira, 15 de maio.

Pressão entre aliados

Enquanto isso, aumentam as pressões na Europa e entre os líderes do BRICS. No sábado, os chefes de governo de Alemanha, França, Reino Unido e Polônia pediram a Putin um cessar-fogo total de 30 dias. O apelo foi feito durante uma visita conjunta deles a Kiev, onde estiveram com Zelensky.

Os Estados Unidos também apoiam a trégua. O próprio Trump se reuniu com os dois líderes nas últimas semanas na tentativa de se chegar a um acordo, mas com concessão para exploração de minerais críticos em terras ucranianas.

Ao mesmo tempo, o Kremlin pede cautela. O governo russo, que propôs as últimas negociações, afirma que há “nuances” a discutir antes de qualquer acordo mais amplo.

Na sexta-feira, durante encontro virtual com líderes do BRICS, o presidente Lula também falou diretamente com Putin. Pediu que a Rússia estendesse o cessar-fogo de três dias, realizado durante as celebrações do Dia da Vitória na Rússia.

A diplomacia turca tem um histórico recente de mediação entre Moscou e Kiev. Ancara sediou, em 2022, um dos poucos encontros presenciais entre delegações dos dois países desde o início da guerra. Apesar disso, o confronto nunca se encerrou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS