O single “Brisa dendê”, lançado nesta sexta-feira (8), marca o primeiro trabalho fonográfico póstumo de Preta Gil (1974 – 2025). A data coincide com o 51º aniversário da cantora e empresária, que morreu em 20 de julho nos Estados Unidos, em decorrência do agravamento de um câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023. A gravação foi feita de forma espontânea por Preta, ainda no Brasil, antes de viajar para buscar tratamento alternativo no exterior.
A canção reúne Preta Gil e os amigos Duh Marinho, Gominho e Jude Paulla, conhecidos pelo grupo informal “The Diamonds”. Com produção musical assinada por Iuri Rio Branco, Mahmundi e Joss Dee, “Brisa dendê” carrega elementos que remetem à leveza, liberdade e ao clima ensolarado da Bahia, estado pelo qual a artista sempre demonstrou grande afeto. O lançamento é resultado de uma iniciativa coletiva, reunindo intérpretes nem todos profissionais, e reforça o caráter afetivo do projeto.
Editada pelo selo Blacktape, a faixa foi divulgada como uma homenagem no dia do aniversário de Preta Gil, com o objetivo de manter viva sua alegria e energia características. Apesar de cercada de emoção por ser sua última gravação, “Brisa dendê” se destaca pela capacidade de envolver o público também pela sonoridade e mensagem, indo além do contexto que motivou sua criação.



